Até o final deste ano, a Hyliion planeja iniciar a produção da tecnologia Hypertruck ERX para caminhão. Trata-se de uma tecnologia diferenciada para o mercado norte-americano.
Ou seja, os veículos são movidos a baterias. Mas com energia geradas por GNV. Os testes com o sistema começaram. E até o momento o caminhão é capaz de rodar 75 milhas (120 km) na operação puramente elétrica. Já com o gás natural renovável (RNG) a autonomia sobe para 1.000 milhas (1.600 km).
LEIA TAMBÉM: Aumento de biodiesel no diesel preocupa transportadores
Por ora, os testes ocorrem em um chassi Peterbilt Modelo 579. E o caminhão está rodando pelos locais mais frios do inverno norte-americano. Isso porque intenção é avaliar quais seriam os pontos mais críticos do veículo após rodar por temperaturas extremas.
Seja como for, a princípio, a tecnologia estará disponível aos caminhões de classe 8. Ou seja, os pesados rodoviários de longa distância.
“Estamos no caminho certo para obter as certificações necessárias. E a partir do segundo semestre, esperamos entregar as primeiras unidades aos clientes”, diz Thomas Healy, fundador e CEO da Hyliion.
Hidrogênio
Ademais, a Hyliion também está construindo seu primeiro protótipo de caminhão elétrico a célula de combustível em parceira com a Hyzon Motors. Dessa forma, a companhia quer oferecer uma gama mais ampla de opções de combustível.
“Juntos, vamos integrar o sistema de trem de força elétrico Hyliion e as células de combustível Hyzon em um chassi Peterbilt. Ou seja, teremos opções para oferecer aos clientes donos de caminhões rodoviários”, explicou Healy.
Entretanto, o CEO da Hyliion concorda que os caminhões movidos a hidrogênio ganharão mais espaço no mercado. Mas à medida que a infraestrutura de abastecimento aumentar. Assim como o custo do combustível reduzir.
Competitividade
A Hyliion continuará a explorar a tecnologia de geradores de combustíveis. Afinal, a intenção é trabalhar com mais de 20 tipos de combustível. Como GNV, RNG e hidrogênio. Ou seja, preferencialmente combustíveis de origem sintética em vez de fóssil.
Contudo, hoje a Hyliion foca no Hypertruck a base de energia gerada pelo gás. Afinal, há 210 pedidos de intensão de compra. Isso graças aos bons resultados que a tecnologia vem apresentando nos testes.