Buracos e rachaduras nas ruas, avenidas, estradas e rodovias, além de colocarem maior pressão nos pneus, podem danificar também a suspensão e os amortecedores dos veículos. No entanto, a manutenção, além de interromper o fluxo de veículos no local, tem preços altíssimos.
Para equalizar esse problema, a Scania lançou um veículo para realizar reparos nas vias. Trata-se de um caminhão R 440 adaptado que, em movimento, injeta nas vias o material Rhinophalt, que foi desenvolvido para reparos rápidos em pistas de aeroportos e que é cada vez mais utilizado em vias comuns; o Rhinophalt, segundo informações da marca, é um líquido de selagem que amplia em até cinco anos a vida útil do asfalto.
O R 440, comprado de segundo mão, com 480 mil quilometros rodados, pertence à empresa inglesa de infraestrutura, a Allied. Apesar de operar na Europa, o modelo seguiu para Illinois, nos Estados Unidos, onde recebeu todo o aparato para sua operação.
CURIOSIDADES SOBRE O MODELO:
Existem apenas três caminhões que realizam essa tarefa na Europa, um é Scania;
O modelo tem 15 t no eixo dianteiro, além de rodas maiores e tanque alongado;
Devido às adaptações, a caixa de câmbio foi reconfigurada e recebeu softeware atualizado, responsável por manter o caminhão na velocidade constante de 8 km/h.