Caminhões antigos foram destaque da MB em 2014

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Em 2014, a equipe da revista cobriu o evento de caminhões antigos da Mercedes-Benz, que reúne grandes relíquias da marca. Confira quais modelos foram destaque, na série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL.
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Muitas das pessoas que apreciam caminhões, apreciam os clássicos e sua história. Porém, no Brasil, raros são os eventos para que se possa conhecer e admirar esses veículos que são retratos da história do transporte. Nos eventos de automóveis clássicos sempre há uns poucos caminhões antigos, e o único evento exclusivo para caminhões e ônibus antigos é promovido anualmente pelo 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, sempre no mês de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP).
classico

Na Alemanha, a Mercedes-Benz promoveu no mês de março o evento Retro Classic na cidade onde a marca nasceu, Suttgart, que também é berço da Motorpress, editora que publica a Transporte Mundial no Brasil. 
Em cada ano, o Retro Classics foca determinados modelos para contar a história do setor de distribuição de cargas, e o tema de 2014 foi “Transporte de distribuição no passado e no presente”.
 
Os primeiros caminhões, por exemplo, o Daimler 4 HP de 1899, já eram utilizados para serviços de distribuição em curtas distâncias. Na mostra deste ano, a fabricante quis chamar a atenção para o primeiro caminhão fabricado em Wörth, um LP 608 de 1965 (caminhão verde da foto na página à esquerda). A fábrica de caminhões de Wörth é a maior do Ocidente, com 2,9 milhões de m2.
 

lp 608
Atego Weltpremiere

O LP 608, que deu origem ao nosso Mercedinho 608, possuia uma cabine confortável para os padrões da época e podia ser vistos nas estradas alemãs até o início dos anos 1980. Se fosse no Brasil, até hora seria possível vê-lo em nossas ruas e estradas, como ainda vemos os nossos Mercedinhos 608. Outro destaque da mostra foi o transportador de carros de corrida da era dos “Flechas de Prata”, baseado no Lo 2750 de 1936 (foto principal na página à esquerda).

DAIMLER 4 HP
O primeiro caminhão do mundo movido por um motor a combustão (a gasolina, comprada na época em farmácia) foi o Daimler 4 HP (foto acima), fabricado em 1899 na fábrica Daimler-Motoren-Gesellschaft, em Cannstatt, na Alemanha. A fabricante considera o 4 HP como o modelo precursor do atual Mercedes-Benz Atego, fabricado em uma geração mais noderna na Alemanha e um pouco mais antiga no Brasil.
4hp

O Daimler 4 HP foi concebido por Gottlieb Daimler e seu parceiro Wilhelm Mayback. O modelo foi configurado com um motor de 1 litro, 2 cilindros e 4 hp de potência, e ficava na parte posterior do caminhão. O peso do veículo completo era de 1 200 kg e podia transportar 1 500 kg, portanto tinha o PBT (Peso Bruto Total) de 2,7 t. O primeiro 4 HP foi comprado pela British Motor Syndicate Ltda., de Londres.

l 312
A produção com motor traseiro não foi aprovada, pois dificultava o encarroçamento. No mesmo ano, mudaram a posição para embaixo do banco do motorista. No Brasil, o primeiro Mercedes produzido foi o L 312 Torpedo, em 1956

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).