A Anfavea (associação que representa as montadoras) divulgou os números de emplacamentos de março, com crescimento de 57% em caminhões e 100% em ônibus, quando comparados com o mês de fevereiro. Alguns podem dizer que em março tiveram mais dias úteis do que fevereiro. Mas, na verdade, foram somente três dias a mais, o que coloca o crescimento real de 37,39%, como já mostramos na reportagem postada terça-feira.
O maior volume de emplacados foi no segmento de pesados (caminhões chassi com CMT acima de 45 t e cavalo mecânica com PBTC acima de 40 t), com 1.468 unidades contra 900 em fevereiro, um crescimento de 62,9%.
O segundo maior segmento foi o de semipesados (caminhões com PBT a partir de 15 t até o início dos pesados), com 1.010 caminhões emplacados em março, um crescimento de 55,1% sobre fevereiro, quando foram entregues 651 unidades.
O terceiro maior volume ficou com o segmento de leves (PBT entre 6 e < 10 t), conhecidos como 3/4, com 942 unidades vendidas em março contra 646 em fevereiro, o que representou acrescimento de 45,8%. O segmento de médios (PBT entre 10 t e < 15 t) emplacou 351 caminhões, 67,1% a mais que em fevereiro (210). Por fim, o menor segmento, o de semileves (PBT 3,5 t e < 6 t), com 333 unidades emplacadas em março e 204 em fevereiro, resultando em um crescimento de 61,7%.
No desempenho das marcas em março, as que mais cresceram foram Scania (118,9%), DAF (78,4%), MAN com a VW (66,9%), Mercedes-Benz (60,8%), Agrale (60%), Ford (58,3%) e Iveco (42%). Volvo vendeu 2,4% menos e International, com sua produção parada desde o ano passado, caiu 80%.