Um ano após a inauguração do campo de provas da MAN Latin America, o primeiro da VW na América Latina, a Mercedes-Benz inaugurou sua terceira unidade de testes no mundo, no município de Iracemápolis (SP).
Somando as unidades de testes de Ford e Iveco, o país passa então a contar com quatro campos de provas, com características diversificadas, para a certificação de ônibus e caminhões. Confira o que oferece as opções de MAN, Iveco e Ford:
Ford
Das quatro unidades citadas, a pista da Ford é a mais antiga em operação no Brasil, tendo sua inauguração em 1978. De uso misto, para carros e caminhões, o campo de provas Ford tem área de 4,66 milhões de m², com instalações administrativas, laboratórios, oficinas para a construção e montagem de protótipos e 50 km de pistas.
As pistas de testes simulam as diferentes condições de ruas e estradas da América do Sul, com diferentes ângulos de inclinação, trechos off-road e pedras soltas, poços de lama e áreas com areia e água para análise de desempenho.
A unidade de testes também conta com um Laboratório de Emissões, certificado com a norma ISO 17025, que lhe permite certificar veículos exportados sem que os órgãos governamentais estrangeiros precisem acompanhar os testes.
Iveco
Em 2015, o complexo industrial Iveco em Sete Lagoas (MG), ao custo de aproximadamente R$ 24 milhões, recebeu o primeiro campo de provas da fabricante na América Latina.
Composto por três pistas, o campo de provas da Iveco possui área total de 300 mil m². A primeira pista, de alta velocidade, é empregada em testes de durabilidade de componentes, com 1.650 m de extensão. A segunda é dedicada aos testes de laboratório e medição de ruídos. A terceira pista também avalia a durabilidade de itens como direção, freios e suspensão, além de outros equipamentos ligados à segurança.
De acordo com a fabricante, além de agilizar a certificação e desenvolvimento de novos produtos e na diminuição dos custos de validação, o campo de provas também auxilia no processo de nacionalização de componentes de ônibus, vans, caminhões e do blindado Guarani.
MAN
O campo de provas MAN em Resende (RJ), que custou aproximadamente R$ 10 milhões, possui 35.500 m² de área, equivalente a quatro campos de futebol e oferece 26 condições diferentes de rodagem na pista, como pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, ondulações como as costelas de vacas, lombadas, rampas que possuem 12%, 20%, 40% e 60% de inclinação para certificar e validar componentes do trem de força, sistemas de freio e direção, suspensão e chassi, bem como simular mal uso e reproduzir a mesma aplicações em que o veículo vai rodar na realidade.
A unidade de testes MAN, feita exclusivamente para caminhões, ônibus e veículos militares, assim como a unidade da Mercedes-Benz, também é preparada para a certificação internacional ISO 10.844, que homologa veículos em relação aos níveis de ruídos externos.