Cummins vê motor a hidrogênio como alternativa mais próxima do diesel

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Para a Cummins, o motor a hidrogênio com combustão interna é a alternativa mais próxima dos atuais propulsores movidos a diesel. Ambos  compartilham os mesmos componentes mecânicos como bloco, virabrequim, sistema de ignição etc. O primeiro motor da fabricante é o X15H, cujo antecessor, o novo X15 a diesel, acabou de ser preparado para diferentes fontes de energia. 

O processo para zerar as emissões de CO2 até o ano de 2050 impactou praticamente toda indústria e os mais diversos tipos de atividades. Nesse cenário, e até mesmo por questão de sobrevivência, os fabricantes de motores tem desenvolvido e apresentado soluções sobretudo focadas na descarbonização do setor de transporte rodoviário.

Nesse cenário a Cummins, empresa globalmente conhecida principalmente no âmbito da produção de motores, conta com diferentes soluções e tecnologias que contemplam motores a combustão interna de hidrogênio, células de combustível e eletrolisadores (dispositivos que permitem a produção de hidrogênio pela eletrólise).

Quando se trata do hidrogênio como combustível na descarbonização do transporte rodoviário, atualmente é possível aplicar mais de uma tecnologia: uma é a célula de combustível que gera a conversão de energia do hidrogênio em eletricidade para carregar as baterias do veículo e estas alimentam o motor elétrico de tração; a outra é o motor a hidrogênio com combustão interna.

Trem de força com motor X15 diesel da próxima geração é um marco para a plataforma de motores Cummins independentes deo tipo de combustível. Com 605cv de potência e 2.780Nm atenderá às legislações de emissões EPA e CARB2027 dos EUA.

A empresa classifica o motor a hidrogênio com combustão interna como uma alternativa bastante próxima dos propulsores atuais que queimam diesel. Operam no mesmo ciclo dos motores a gás natural e também compartilham os mesmos componentes mecânicos do motor a diesel como bloco, virabrequim, sistema de ignição etc.  

Por meio de uma arquitetura comum, os motores de combustão interna de hidrogênio podem operar com combustíveis como diesel, gás natural e hidrogênio. O motor da Cummins com combustão interna de hidrogênio é uma variante do motor com ignição por faísca com hardware de motor similar aos motores a gás natural e a gasolina.

Na visão da companhia, trata-se de uma solução mais alinhada aos projetos atuais das fabricantes de veículos comerciais e mais próxima dos transportadores.

Motor X15H a hidrogênio

O primeiro motor da Cummins com alternativa do hidrogênio é o X15H, um passo à frente do atual X15 anunciado nos EUA no final de fevereiro totalmente atualizado. Trata-se de uma unidade de 15 litros, 530cv de potência e torque de 2.600Nm.

A Cummins estima que alimentado por hidrogênio esse motor  em um caminhão pesado dotado de um sistema de armazenamento de hidrogênio alcance uma autonomia superior a 1.000 quilômetros. Os primeiros testes começaram em 2021 e a previsão da fabricante é que essa opção chegue ao mercado  global em 2027.  

A empresa reforça que a adoção de veículos movidos a motor a combustão interna de hidrogênio pode ser impulsionada pela alta maturidade da tecnologia. Além das emissões zero e autonomia estendida, outras vantagens apontadas são o abastecimento rápido, uniformidade de instalação do trem de força e familiaridade do usuário final.

Para a Cummins, essa solução irá trazer mais flexibilidade, redução de custo e tempo de desenvolvimento. Isso porque foi projetada para substituir um motor diesel, mantendo o mesmo powertrain e utilizando tecnologias com as quais as OEMs, gerentes de frota e operadores estão familiarizados.

Estratégia do Hidrogênio

A estratégia da Cummins para o hidrogênio consiste na concentração de toda a cadeia de valor em busca de soluções que possam ser adotadas mais rapidamente. Assim, o foco da empresa está centralizado em principais três áreas: na produção de hidrogênio verde, na gestão e transporte de hidrogênio e na aplicação de hidrogênio em motores e células de combustível.

Tratando-se do hidrogênio livre de emissões de gases causadores do efeito estufa, uma das soluções adotadas pela empresa inclui a produção do combustível totalmente “verde” por meio da eletrólise. A empresa cita o eletrolisador capaz de transformar energia de fontes renováveis (eólica, solar e hídrica) em hidrogênio.

O eletrolisador será fornecido pela Accelera, segmento de negócios da Cummins que reúne como parceiros como a Daimler Trucks & Buses, Daimler Truck Group e Paccar.

A plataforma de tecnologias de emissão zero Accelera by Cummins foi apresentada no Salão Internacional do Transporte (IAA, em Hannover, Alemanha) em setembro de 2022. As ações da empresa no terreno da busca de soluções para a descarbonização do transporte se encontram em franca expansão.

Produção de células de combustível

A unidade de produção de células de combustível – com previsão de início a partir de 2027- é no Mississippi (EUA). A Accelera iniciou, também no País, em fábrica instalada em Minnesota, a produção de eletrolisadores.

Para a Europa, a Accelera™ by Cummins anunciou uma nova unidade de produção na Espanha, bem como a expansão da capacidade de fabricação de eletrolisadores na fábrica da Bélgica. 

Motor Cummins X15 a diesel

O motor Cummins X15 movido a diesel foi anunciado semana passada (29/02) nos EUA. Esse propulsor de nova geração atenderá às legislações de emissões do país EPA e CARB2027. Com 605cv de potência e 2.780Nm.

O X15, segundo a Cummins, define um novo marco para a plataforma de motores independentes do tipo de combustível. A empresa também adotou a denominação HELM (Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels) que significa Maior Eficiência Menores Emissões, Múltiplos combustíveis.

“Aplicamos nossas décadas de experiência na nova geração do X15 e acreditamos que esses investimentos servirão nossos clientes no futuro. Esta novidade é a próxima evolução tecnológica que mostrará ao mundo que nunca paramos de inovar”, afirma José Samperio, vice-presidente On-Highway da Cummins na América do Norte. 

Ainda de acordo com o executivo, a empresa está dedicando todos os esforços para que este novo produto cumpra a promessa da Cummins aos clientes nas importantes operações que precisam ser realizadas diariamente. 

Por fim, o vice-presidente de Engenharia de Negócios de Motores da Cummins, Jonathon White, explicou que a nova arquitetura expande o legado do motor X15. “Todas as equipes envolvidas reconhecem a importância deste produto e o verdadeiro significado dele para a Cummins e para o futuro de nossos clientes, já que a arquitetura básica nos levará a novos horizontes da tecnologia diesel e dos combustíveis alternativos”, concluiu.