Daimler expõe portfólio de marcas no IAA 2016

206

O grupo Daimler, com as marcas de caminhões Mercedes-Benz, Fuso, BharatBenz (joint-venture indiana), Foton Benz (joint-venture chinesa), Freightliner, com as marcas em ônibus Mercedes-Benz, Sentra e EvoBus (nos EUA), tinha o maior estande no Salão de Hannover (IAA) 2016, com mais de 60 modelos expostos.

Entre eles, tinha até um brasileiro, o Mercedes-Benz Accelo. Mas o grupo alemão não chamou a atenção só pela grandiosidade de seu estande, mas também por demonstrar a aposta no futuro da eletromobilidade com emissão zero de CO2 ao apresentar o Urban eTruck (um caminhão médio), a Vision Van (um furgão futurístico) e o Fuso eCanter (um caminhão leve).


Outro destaque foi o Future Bus (um ônibus para BRT) que tem grande chance de chegar ao Brasil em poucos anos, já que é um veículo semiautônomo que pode funcionar com diferentes motores, inclusive a diesel ou biodiesel. O Future Bus já foi tema de reportagem na edição 156 da TRANSPORTE MUNDIAL e também pode ser visto no site da revista, inclusive visualizar um vídeo sobre ele.


Aliás, ainda sobre ônibus, a Mercedes-Benz fez a estreia de faróis de LED para ônibus (primeira no mundo, até onde se sabe) e promoteu durabilidade até o fim da vida útil do veículo. O Fuso eCanter é um caminhão movido a eletricidade com autonomia de 100 km e já será produzido em série, com início de vendas previsto para o segundo semestre de 2017. O Urban eTrucks, com capacidade de carga útil de 12,8 t traz um conceito mais moderno e acabará com o trem de forma que conhecedos. O seu destaque é o eixo motriz EVO 130 desenvolvido pela ZF com um motor de 125 kW de potência em cada roda. A autonomia é de 200 km.


Presente ao evento, o presidente e CEO da Mercedes-Benz na América Latina, Philip Schimer, aproveitou a acasião de anunciar a construção de um campo de provas para veículos comerciais que já teve a sua construção iniciada em Iracemápolis, interior de São Paulo, em terreno ao lado da fábrica de automóveis da marca. Segundo o executivo, esta é uma aposta da Mercedes-Benz na retomada do crescimento do mercado brasileiro de caminhões e ônibus e a continuidade do país como centro de desenvolvimento.