Daimler Trucks anuncia nova unidade global para caminhões autônonos nível 4. Conheça os 5 níveis de automação

1190

A Daimler Trucks anunciou a criação de uma organização global denominada “Grupo de Tecnologia Autônoma” com início para o dia 1º de junho para o desenvolvimento de soluções e produção em série de para caminhões autônomos SAE Nível 4 (veja abaixo). Esta nova unidade tem como principais tarefas reunir experiências, estabelecer estratégias, criar infraestrutura e operações para início da comercialização dos caminhões autônomos dentro de uma década. Para isso, a empresa já havia anunciado um investimento de 500 milhões de euros (equivalente a R$ 2,2 bilhões).

O nível de veículos autônomos varia da escala de 0 a 5 criada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE). Com certeza, todas as transportadoras têm caminhões e ônibus que encaixam na classificação e, a tendência a longo prazo, é que as frotas cheguem, pelo menos ao nível 4 e, em algumas operações, ao nível 5. Conheça cada nível:

6Nível 0

São os veículos totalmente controlados pelos motoristas, como são todos os caminhões brasileiros até o segmento de semipesados fabricados até o final de 2011.

Anterior
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).