O novo Centro de Treinamento da Mercedes-Benz, inaugurado em Atibaia/SP, capacita profissionais da rede de concessionários da marca no Brasil e na América Latina. Com uma conexão direta com a Alemanha, a unidade assegura que os treinamentos sigam os mais altos padrões internacionais.

Além disso, o espaço incorpora tecnologias digitais e 3D, óculos de realidade virtual, estúdio de gravação, robôs, chatbot e gamificação. Esses recursos enriquecem a experiência dos participantes e tornam o aprendizado mais dinâmico.
Todos os meses, entre 500 e 600 alunos participam dos treinamentos presenciais, enquanto aproximadamente 300 realizam cursos à distância. Somente em 2024, o centro registrou 8.900 participações, com 4.320 presenciais e 4.580 na modalidade EaD.
Demanda de treinamento em crescimento
Sandro Onofre, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz do Brasil, projeta que o número de alunos deve chegar a quase 10 mil este ano. No primeiro trimestre, 2.300 profissionais já passaram pelo centro.
Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, incluindo diagnóstico técnico, literatura de serviços, sistemas elétricos, gerenciamento de trem de força Euro 6, gerenciamento de freios e suspensões, além de reparação de transmissões.
Entre os mais procurados, destaca-se a formação de técnicos em diagnóstico, profissionais essenciais nas oficinas modernas. “Com a complexidade dos veículos e dos problemas que podem surgir, o técnico precisa estar bem preparado”, explica Sandro.

O curso dura cerca de dois anos e todos os instrutores possuem certificação da Alemanha. “Nosso foco é formar técnicos de diagnóstico altamente qualificados para toda a rede”, acrescenta.
Os treinamentos são oferecidos em português, espanhol e inglês, tanto presencialmente quanto no formato EaD. Atualmente, o portfólio do centro inclui mais de 600 cursos, sendo cerca de 230 na modalidade à distância.
Os programas atendem profissionais de vendas e pós-venda da rede de concessionários, equipes internas da empresa, além de monitores e motoristas de clientes da marca.
Formatos presenciais e híbridos
Além dos cursos presenciais, o centro também disponibiliza treinamentos híbridos, que combinam aulas presenciais com EaD. Consequentemente, esse formato oferece maior autonomia aos alunos, contudo, também exige disciplina. Em todas as modalidades, os instrutores oferecem suporte contínuo aos participantes..
A metodologia adotada no Brasil despertou o interesse de profissionais da Daimler Truck na China. Deacordo com o que Onofre explica, as boas práticas desenvolvidas localmente foram aplicadas no lançamento de um caminhão Mercedes-Benz no mercado chinês.
Ademais, a equipe do Centro de Treinamento está em constante atualização, acompanhando as inovações tecnológicas dos produtos da marca na Europa e na Ásia, a exemplo os modelos elétricos eCanter e eActros.
Unidades móveis de treinamento
Para ampliar o alcance da capacitação, o centro mantém unidades móveis de treinamento. Assim, são dois caminhões e um ônibus equipados com motores, caixas de transmissão e outros componentes técnicos para atividades práticas. Além disso, alguns cursos são realizados nos CTAs (Centros de Treinamento Avançado), em parceria com concessionários localizados em pontos estratégicos.
Nos próximos meses, a unidade receberá um simulador de direção, cedido pelo Sest Senat. Desse modo, o equipamento, que complementará os treinamentos para motoristas de caminhão e ônibus, visto que resulta de uma parceria com instituições como Senai e Fabet.
A Mercedes-Benz possui 180 concessionárias no Brasil e outras 90 espalhadas pela América Latina. Além disso, durante seus 43 anos de atuação, o Centro de Treinamento já registrou mais de 460 mil participações em seus cursos, consolidando-se na formação de profissionais do setor de transporte.
Por fim, antes da inauguração em Atibaia, o centro de treinamento funcionava onde era a fábrica de Campinas da Mercedes-Benz. Contudo, atualmente não há nada mais empresa no local.