A Farizon, marca de veículos comerciais 100% elétricos do grupo chinês Geely, pretende ampliar a oferta de veículos comerciais no Brasil. A marca oficializou sua entrada no mercado brasileiro com o lançamento de três modelos voltados ao transporte urbano e operações de curta e média distâncias.
Inicialmente, as operações no País conta com as vans V6E e SuperVAN, com capacidades de 8 m³ e 11 m³, respectivamente, além do caminhão leve H9E, disponível em versões de 6 e 8 toneladas. No Brasil, o Grupo Timber assumirá a condução da operação. Caberá ao grupo representar a marca e estruturar a rede de vendas e serviços, garantindo o suporte necessário para os clientes.
O furgão elétrico Farizon V6E tem compartimento de carga de até 6 m³ e capacidade útil de 1.150 kg
A Farizon iniciará as vendas no Brasil em setembro. O primeiro lote – com 200 unidades – será disponibilizado pelas sete filiais do Grupo Timber nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em Curitiba/PR, a marca vai inaugurar uma concessionária modelo.
Furgão Farizon V6E
O furgão Farizon V6E é projetado sobre a plataforma elétrica modular GXA-M para entregas urbanas e de última milha. O veículo tem capacidade para até 6 m³ de carga e suporta 1.150 kg. Vem com motor elétrico de 100 kW (136 cv), tração traseira e bateria LFP de 81 kWh, com autonomia de até 285 km (ciclo WLTC).
A marca informa que a recarga rápida de 10% a 80% leva 30 minutos. Entre os recursos embarcados estão alerta de colisão frontal, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com EBD e sistema que destrava as portas em caso de colisão.
SuperVan em duas versões
A SuperVan, por sua vez, será oferecida nas versões de 8 m³ e 11 m³. Usa o mesmo conjunto motriz com potência de 231 cv e autonomia de até 386 km (ciclo WLTP). O modelo oferece arquitetura drive-by-wire, ausência do pilar B e sistema V2L (Vehicle-to-Load), que fornece energia para equipamentos externos.

Entre os recursos embarcados da SuperVan estão freio eletrônico com função Auto Hold, controle de estabilidade, painel digital de 7”, central multimídia com Apple CarPlay e sistema V2L. A recarga pode ser feita via corrente alternada (AC) de 22 kW ou corrente contínua (DC) de até 100 kW.
Caminhão urbano H9E chega em duas versões
A Farizon completa sua oferta no Brasil com o caminhão urbano H9E, disponível em versões de 6 e 8 toneladas. O modelo possui estrutura reforçada, capacidade de carga de até 31 m³ e motor elétrico de 190 cv, com torque de 42,3 kgfm. A autonomia chega a 324 km.
O H9E também oferece diversos recursos embarcados. Entre eles, freio eletrônico com função Auto Hold, controle de estabilidade, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com Apple CarPlay e sistema V2L. A recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) de 22 kW ou corrente contínua (DC) de até 100 kW.
Vendas começam em setembro
O primeiro lote da Farizon no Brasil será homologado até setembro. As vendas ocorrerão por meio do Grupo Timber, que integra a Rodoparaná — distribuidora de implementos Randon no Paraná. A rede conta com sete pontos de venda de máquinas pesadas e, como estratégia inicial, a marca pretende ter pelo menos uma loja por Estado.
Pós-venda e garantia
Os veículos da marca contarão com planos de manutenção com preços fixos e revisões programadas. A marca oferecerá planos de manutenção com preços tabelados e intervalos definidos: 10 mil km para a V6E e 30 mil km para a SuperVan e o H9E. Além disso, toda a linha incluirá três anos de garantia total e seis anos para o sistema de baterias.
Paralelamente, a empresa organiza a estrutura de pós-venda em sinergia com a expansão da rede Timber. Com isso, busca garantir previsibilidade e oferecer suporte técnico qualificado aos clientes.

A Farizon, divisão de veículos comerciais elétricos do Grupo Geely (que também controla Volvo Cars e Lotus), vendeu mais de 124 mil unidades na China em 2024. Neste ano, a meta global é alcançar 2 milhões de unidades. Por fim, a marca confirmou que lançará uma versão de van para passageiros no Brasil ainda em 2025.

Em 2024, a marca vendeu mais de 124 mil unidades no mercado chinês. Com isso, sua meta global é atingir 2 milhões de unidades este ano. Por fim, a representante da marca adiantou que lançarão uma versão da van para passageiros no mercado brasileiro ainda este ano.