Farizon amplia oferta de elétricos chineses no Brasil

7

A Farizon, marca de veículos comerciais 100% elétricos do grupo chinês Geely, pretende ampliar a oferta de veículos comerciais no Brasil. A marca oficializou sua entrada no mercado brasileiro com o lançamento de três modelos voltados ao transporte urbano e operações de curta e média distâncias.

Inicialmente, as operações no País conta com as vans V6E e SuperVAN, com capacidades de 8 m³ e 11 m³, respectivamente, além do caminhão leve H9E, disponível em versões de 6 e 8 toneladas. No Brasil, o Grupo Timber assumirá a condução da operação. Caberá ao grupo representar a marca e estruturar a rede de vendas e serviços, garantindo o suporte necessário para os clientes.

O furgão elétrico Farizon V6E tem compartimento de carga de até 6 m³ e capacidade útil de 1.150 kg

A Farizon iniciará as vendas no Brasil em setembro. O primeiro lote – com 200 unidades – será disponibilizado pelas sete filiais do Grupo Timber nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em Curitiba/PR, a marca vai inaugurar uma concessionária modelo.

Furgão Farizon V6E

O furgão Farizon V6E é projetado sobre a plataforma elétrica modular GXA-M para entregas urbanas e de última milha. O veículo tem capacidade para até 6 m³ de carga e suporta 1.150 kg. Vem com motor elétrico de 100 kW (136 cv), tração traseira e bateria LFP de 81 kWh, com autonomia de até 285 km (ciclo WLTC).

A marca informa que a recarga rápida de 10% a 80% leva 30 minutos. Entre os recursos embarcados estão alerta de colisão frontal, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com EBD e sistema que destrava as portas em caso de colisão.

SuperVan em duas versões

A SuperVan, por sua vez, será oferecida nas versões de 8 m³ e 11 m³. Usa o mesmo conjunto motriz com potência de 231 cv e autonomia de até 386 km (ciclo WLTP). O modelo oferece arquitetura drive-by-wire, ausência do pilar B e sistema V2L (Vehicle-to-Load), que fornece energia para equipamentos externos.

A SuperVan elétrica Farizon tem potência de 231 cv e autonomia de até 386 km e versões para 8m³ e 11m³

Entre os recursos embarcados da SuperVan estão freio eletrônico com função Auto Hold, controle de estabilidade, painel digital de 7”, central multimídia com Apple CarPlay e sistema V2L. A recarga pode ser feita via corrente alternada (AC) de 22 kW ou corrente contínua (DC) de até 100 kW.

Caminhão urbano H9E chega em duas versões

A Farizon completa sua oferta no Brasil com o caminhão urbano H9E, disponível em versões de 6 e 8 toneladas. O modelo possui estrutura reforçada, capacidade de carga de até 31 m³ e motor elétrico de 190 cv, com torque de 42,3 kgfm. A autonomia chega a 324 km.

O H9E também oferece diversos recursos embarcados. Entre eles, freio eletrônico com função Auto Hold, controle de estabilidade, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com Apple CarPlay e sistema V2L. A recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) de 22 kW ou corrente contínua (DC) de até 100 kW.

Vendas começam em setembro

O primeiro lote da Farizon no Brasil será homologado até setembro. As vendas ocorrerão por meio do Grupo Timber, que integra a Rodoparaná — distribuidora de implementos Randon no Paraná. A rede conta com sete pontos de venda de máquinas pesadas e, como estratégia inicial, a marca pretende ter pelo menos uma loja por Estado.

Pós-venda e garantia

Os veículos da marca contarão com planos de manutenção com preços fixos e revisões programadas. A marca oferecerá planos de manutenção com preços tabelados e intervalos definidos: 10 mil km para a V6E e 30 mil km para a SuperVan e o H9E. Além disso, toda a linha incluirá três anos de garantia total e seis anos para o sistema de baterias.

Paralelamente, a empresa organiza a estrutura de pós-venda em sinergia com a expansão da rede Timber. Com isso, busca garantir previsibilidade e oferecer suporte técnico qualificado aos clientes.

Caminhão Farizon_H9E chega ao mercado brasileiro em duas versões:

A Farizon, divisão de veículos comerciais elétricos do Grupo Geely (que também controla Volvo Cars e Lotus), vendeu mais de 124 mil unidades na China em 2024. Neste ano, a meta global é alcançar 2 milhões de unidades. Por fim, a marca confirmou que lançará uma versão de van para passageiros no Brasil ainda em 2025.

Furgão V6E e demais modelos Farizon contam com painel digital de 7” e central multimídia com Apple CarPlay

Em 2024, a marca vendeu mais de 124 mil unidades no mercado chinês. Com isso, sua meta global é atingir 2 milhões de unidades este ano. Por fim, a representante da marca adiantou que lançarão uma versão da van para passageiros no mercado brasileiro ainda este ano.