Ford apresenta novidades na linha Cargo 2017

426

No primeiro semestre deste ano, a Ford apresenta nada menos do que 10 novidades, o que a TRANSPORTE MUNDIAL já apresentou para você

Na ocasião, o destaque eram os novos semipesados com câmbio automatizado TorqShift, mas foram citados também os Cargo 1419, 1519 e 3129 e 3129 Mixer. Conheça um pouco mais desses quatro últimos lançamentos e não perca na revista TRANSPORTE MUNDIAL edição 155 (julho) mais informações sobre esses modelos.

O foco da engenharia da Ford em todos eles foi melhorar a robustez, capacidade de carga, redução dos gastos com manutenção, aumentar a durabilidade e, consequemente, oferecer maior disponibilidade e rentabilidade.

CARGO 1419
Este modelo substitui o Cargo 1319 e apresenta o ganho de 1.500 kg em sua capacidade de carga. A CMT (Capacidade Máxima de Tração) também foi ampliada de 23 000 kg para 27 000 kg, melhoria bastante útil para quem usa o caminhão para puxar reboque em composição tipo romeu-e-julieta. Segundo Flávio Costa, gerente de marketing de produto da Ford, o Cargo 1419 leva 1.100 kg a mais de carga do que o atual modelo líder de vendas da categoria. Além disso, com 189 cv de potência, ele é também o mais potente.

Para suportar mais peso, a engenharia da montadora utiliza um aço mais resistente (LNE 600), adotou um novo eixo de tração e reforçou os sistemas de freios. Outra alteração foi a troca das rodas de oito furos por rodas de 10 furos, além da troca dos pneus com câmara por pneus sem câmara.


CARGO 1519
Com aperfeiçoamentos similares ao do Cargo 1419, o Cargo 1519 também teve a sua capacidade de carga ampliada, tendo o seu PBT (Peso Bruto Total) elevado de 14.400 kg para 15.400 kg. As suspensões também foram retrabalhadas.

A suspensão dianteira traz amortecedores com nova calibração, além de suportes e componentes de fixação reforçados. Na suspensão traseira, as molas semielípticas foram trocadas por molas parabólicas, muito melhores.

CARGO 3129
A ideia da Ford neste lançamento é apresentar mais uma opção para os compradores de caminhões fora de estrada 6×4, entre os modelos que já existiam, o Cargo 2629 e o Cargo 3133, com preço intermediário entre as duas opções. Ou seja, o novo Cargo 3129 tem a potência de 290 cv do Cargo 2629 e a capacidade de carga do Cargo 3133. Em outras palavras, é para o transportador que precisa da capacidade de cargas do Cargo 3133, mas não precisa pagar por uma potência de motor tão elevada.

Segundo João Filho, chefe de engenharia da Ford Caminhões, o Cargo 3129, com exceção do motor, tem todo o trem de força, chassi e demais componentes do Cargo 3133, portanto, sendo bastante reforçado para o trabalho fora de estrada.


CARGO 3129 MEXIR
Este modelo é o mesmo Cargo 3129, porém, preparado de fábrica para a construção civil, mais especificamente, para instalação de betoneira, com tomada de força traseira, cano de descarga vertical e novo protetor do radiador.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).