Ford: gênio prodígio dos carros e caminhões

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Verão de 1863. Em Dearborn, oeste de Detroit, estado de Michigan, nos Estados Unidos, nascia um dos maiores em­­preendedores da história estadunidense e do mundo automobilístico, Henry Ford. Filho de pai irlandês e mãe descendente de belgas, ele foi o primogênito de seis irmãos e seria o herdeiro natural a assumir a responsabilidade pelas terras da família de William Ford e Mary Litogot Ford. Mas a sua curiosidade forjou um destino bem diferente para ele.

Como personagem do final do século XIX, quando as máquinas de todos os tipos mudavam radicalmente o modo de vida das pessoas, o pequeno Henry se interessou por elas. Desde cedo, ele era o responsável por fazer os reparos nos diversos equipamentos mecânicos utilizados na fazenda e já demonstrava habilidade no manuseio e realizava melhorias em muitas delas. Com apenas 12 anos, ele estudava sozinho as máquinas a vapor portáteis e se encantava com a mecânica. 

Aos 15 anos, ele já era reconhecido relojoeiro. O jovem se interessava em saber como as coisas funcionavam, tanto que, com essa idade, construiu o seu primeiro motor a vapor, na oficina da fazenda. Em 1879, aos 16 anos, ele deixa a casa da família e vai para Detroit trabalhar como aprendiz de operador de máquinas e por lá ficou durante três anos. Seu salário semanal era de US$ 2,50, insuficiente para arcar com os custos, forçando-o a trabalhar à noite em uma relojoaria. 


Em 1882, cansado dessa vida, ele retorna à fazenda, em Dearborn, com os conhecimentos adquiridos sobre a operação de pequenos motores a vapor. Em 1885, já como mecânico das Oficinas Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se volta para o mundo dos motores. Nessa época ele construiu seu primeiro exemplar movido a gasolina.

Em abril de 1888, aos 25 anos, Henry casa-se com Clara Jane Bryant. Dois anos depois, ele começa a trabalhar na Edison Illuminating Company, em Detroit. Em 1893, após ser promovido a engenheiro-chefe, ele tem mais tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina. Foi nesse mesmo ano que nasce seu único filho, Edsel Bryant Ford.

HENRY FORD WITH ENGINE. Henry Ford shocked the automotive world 60 years ago by doing the impossible — mass-producing the V-8 engine. Here he is shown with his first “production” engine which is now displayed in the Henry Ford Museum in Dearborn MI. A brass tag on the first engine reads: “This is V-8 No. 1 motor. Hold for Mr. H. Ford.”
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From The collections of Henry Ford Museum/Greenfield Village and Ford Motor Company.
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Os experimentos a que Ford vinha se dedicando culminaram em 1896 com a construção de seu próprio veículo automotor, um quadriciclo, chamado de “Ford Quad”, com motor de 4 cv, refrigerado a água, e rodas de bicicleta. No mesmo ano, durante uma convenção realizada em Manhattan Beach, em Nova York, Ford buscou investidores para apoiar seu projeto. Foi quando conheceu Thomas Edison, que, ao conhecer os detalhes de seu pequeno carro, o incentivou a seguir em frente.

Estimulado por essa aprovação, Ford fundou em agosto de 1899, com o apoio do empresário William H. Murphy, a Detroit Automobile Company, com a finalidade de produzir automóveis. Sem sucesso, dois anos depois a empresa foi dissolvida. Persistentes, Ford e Murphy abrem um novo negócio, a Henry Ford Company. Mas foi em outubro de 1901 que ele ganha notoriedade, ao participar de uma corrida no circuito de Grosse Pointe, dirigindo seu próprio carro. E venceu. A partir da fama, os negócios começam a crescer, mas as divergências com os acionistas também. Eles desejavam a criação de um veículo de passageiros, mas Ford insistia em aperfeiçoar seu carro de corridas.  Mais uma vez mudaram-se os planos.

Em 1903, associado a Alexander Malcomson, foi criada a Ford & Malcomson Ltd., de onde surgiu o modelo Ford A, um pequeno sedã, comercializado por US$ 750. A sociedade aumenta, mas os pedidos, não. A saída foi captar recursos em um banco e amealhar apoiadores financeiros entre os próprios funcionários. Assim, com US$ 28 000, a empresa muda de razão social para Ford Motor Company, em 16 de junho do mesmo ano, e logo começa a dar lucro. Daí em diante começou o processo de expansão e crescimento da marca no mundo.

Henry Ford se afastou da presidência em 1919, para seguir a vida pública, a pedido do então presidente Woodrow Wilson, deixando seu filho Edsel no comando da montadora. Com o ingresso do sucessor, a montadora agrega estética aos produtos e um novo foco sobre os negócios. Em 1943, com a morte do filho, ele reassume o comando da montadora, já presente em muitos países. Henry Ford morreu em Dearborn, em abril de 1947.


A Ford atuou nos segmentos de mecanização do campo, produzindo pequenos tratores, e em tempos de guerra construiu embarcações de patrulha Eagle-classe, motores aeronáuticos e até mesmo uma pequena aeronave, a Ford 4AT Trimotor, chamada de “Ganso de Lata”, com fuselagem de duralumínio. O avião foi utilizado em linhas comerciais na América. Hoje a Ford mantém unidades de produção em 18 países. Somente no Brasil e na Turquia a montadora fabrica caminhões.

DO FORD T AO CAMINHÃO TT
Em 1908, a Ford apresentou ao mercado o modelo T com inovações, como o motor de 4 cilindros fundidos em bloco e a suspensão com duas molas semielípticas. Cinco anos mais tarde foi introduzida na fábrica de Detroit a linha de montagem para acelerar a produção em escala. No início da Primeira Guerra as vendas ultrapassavam 250 000 unidades e, até encerrar sua produção em 1927, 15 milhões de unidades foram vendidas.

O modelo T serviu de base para o desenvolvimento do primeiro caminhão, o modelo TT, fabricado em 1917. O pequeno exemplar tinha chassi e eixo traseiro reforçados e podia transportar perto de uma tonelada, mas logo foi descontinuado. Somente após a II Guerra Mundial, em 1948, a Ford desenvolve uma família nova de caminhões, a linha F-Series, ainda baseada nas plataformas de carros, com mais versões. O caminhão compunha oito modelos, de F-1 a F-8, entre meia e três toneladas de capacidade. Em 1953, esses modelos por versões atualizadas. No ano de 1961, a Ford entrega ao mercado o F-600 com motor diesel. Em 1984, o F-100 foi substituído pela linha F-150 de caminhões.

NO BRASIL
A Ford iniciou suas atividades no mercado brasileiro em 24 de abril de 1919, em uma pequena instalação situada na Rua Florêncio de Abreu, centro da capital paulista. À época foram investidos US$ 25 000. Depois a sede foi transferida para a Praça da República, até a inauguração em 1921. Inicialmente os automóveis e caminhões eram importados. No ano de 1951, foi inaugurada a nova fábrica da Ford no Brasil, no bairro do Ipiranga (São Paulo), onde eram montados automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus.


Os primeiros 38 anos de atividades foram dedicados à produção e à comercialização de carros, mas, com as necessidades de transporte no país, a Ford decidiu participar do novo cenário e produzir caminhões, de acordo com o Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitschek. Isso aconteceu em 1957, quando a Ford lançou o primeiro caminhão nacional no país, o F-600, com capacidade para 6,5 toneladas.


No mesmo ano, surgiu também a F-100, a primeira picape brasileira. Desde 1985, a montadora produz a linha Cargo. Vale lembrar que, durante a joint venture Autolatina, celebrada em 1986 com a Volkswagen, a Ford fabricou dois modelos de chassis de ônibus urbanos, as versões B1618 e B1621, cujo fornecimento foi encerrado em 1999.

No Brasil, a Ford possui plantas nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté e na cidade de Camaçari (BA), além de um campo de provas na cidade de Tatuí (SP). Contudo, a produção de caminhões está concentrada em São Bernardo do Campo, SP. Inaugurada em 2001, ela substituiu a antiga fábrica da Ford Caminhões, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Em uma área de 72 000 m², são produzidos todos os modelos da linha Cargo. A fábrica utiliza o conceito de montagem modular, que oferece alta flexibilidade e produtividade. Além de abastecer o mercado interno, seus produtos também são exportados para Argentina, Chile e Venezuela. Em 2011, a fábrica de São Bernardo do Campo comemorou dezanos de produção de caminhões. O resultado acumulado em uma década é de mais de 280 mil veículos.

ANOS 1910

1919 • Em 24 de abril de 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial, a direção da Ford aprovou a instalação da primeira filial brasileira. Em maio foi aberta uma pequena loja na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo.

ANOS 1920

1921 • Inauguração da sede própria da filial brasileira, à Rua Sólon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, em um prédio especialmente construído para funcionar como linha de montagem. A estrutura da Ford Motor Company contava com 124 funcionários, e a capacidade diária de produção era de 40 veículos.  
1927 • A Ford adquire novos terrenos no bairro do Ipiranga (São Paulo), com vistas à futura expansão.

 ANOS 1930

1939 • A Ford disponibiliza o motor Hercules Diesel nos caminhões e chassis de ônibus de exportação. Foi muito usado no Brasil.

ANOS 1940

1942 • Em tempos de guerra a produção é interrompida, levando à progressiva nacionalização de componentes. Esse fato culminaria com a produção de veículos totalmente nacionalizados na década seguinte.

ANOS 1950

1951 • Inaugurada a nova fábrica da Ford no Brasil, no bairro do Ipiranga (São Paulo), para a montagem de automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus.
1955 • As primeiras cabines de picapes e caminhões feitas com aço produzido em Volta Redonda iniciam o programa de nacionalização da produção brasileira.
1957 • Em 26 de agosto o primeiro caminhão brasileiro, o F-600, com motor V8, de 4,5 litros e 167 cv agasolina, deixa a linha de montagem da fábrica do Ipiranga. O motor ainda era importado. Em outubro do mesmo ano foi produzida a primeira picape F-100 nacional, também com motor V8 importado.


1958 • Inaugurada, no complexo industrial do Ipiranga, a nova fábrica de motores V8, pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Esse motor era conhecido como Power King. Com o bloco em Y, tinha deslocamento de 4,5 litros e desenvolvia 161 cv.
1959 • Apresentação do primeiro caminhão Ford médio brasileiro, o F-350, com motor V8 e 2 670 kg de capacidade de carga.

ANOS 1960

1960 • Lançamento do primeiro trator agrícola nacional, o Ford 8-BR Diesel, modelo fabricado até 1976.
1961 • Lançamento do F-600 diesel, com motor Perkins.
1962 • A Ford apresenta a Linha Super Ford, com cabine nova e mais confortável, além de novos pedais de freio e embreagem suspensos.
1964 • Marco de100 mil caminhões fabricados no Brasil é alcançado.
1967 • Aquisição do controle acionário da Willys-Overland do Brasil, cuja fábrica em São Bernardo do Campo (SP) recebe a produção dos caminhões Ford, em substituição à fábrica no bairro do Ipiranga. 

ANOS 1970

1971 • Lançamento de nova linha de caminhões: o F-100 e o F-350, com suspensão dianteira independente Twin-I-Beam. Outro avanço foi a inserção de direção hidráulica e freio a ar no novo modelo F-750. • Fábrica do Ipiranga bate novo recorde de produção com o caminhão 200 mil, um modelo F-600 a gasolina.
1975 • Chegam ao mercado os modelos médios F-400 e F-4000 com motor a diesel.
1977 • Lançamento dos modelos F-700, FT-7000, F-8000 e FT-8000, os primeiros cavalos mecânicos da Ford Caminhões. • Produzidos os caminhões semipesados F-7000 e o FT-7000 com 3º eixo. • F-8500, com 30,5 toneladas de PBTC chega ao mercado.
1978 • Inauguração do Campo de Provas e Centro de Desenvolvimento da Ford na cidade de Tatuí, interior de São Paulo. 
1979 • Início da produção da F-1000, picape com motor diesel e capacidade para uma tonelada de carga.

ANOS 1980

1980 • Lançamento do primeiro Ford traçado, o F-22000 6×4. Os caminhões médios passaram a contar com câmbio de 5 marchas. Introdução do sistema de pintura eletrosférica catódica, mais eficiente contra corrosão.
1985 • Lançamento da Linha Cargo, com destaque para a cabine avançada, originariamente um projeto da Ford Europa, combinada a um chassi de projeto norte-americano, com um investimento de US$ 150 milhões. O projeto nasceu em 1981, com o nome em código HL-3. A proposta era produzir caminhões médios e pesados capazes de competir internacionalmente.
1987 • Criação da Autolatina. Ford une-se à Volkswagen, formando uma nova empresa, uma aliança estratégica para ganhar mercado.

 ANOS 1990

1994 • Marco de 1 milhão de veículos comerciais vendidos no Brasil, atingido 37 anos depois que o primeiro F-600 brasileiro saiu da linha. • Linha Cargo ganha novos modelos: C-2322 6×2 e C-2422 6×4. • O cavalo mecânico C-3530 com capacidade para 35 toneladas completa a família Cargo. Novas legislações impõem mudanças nos motores. Linha Cargo integra motor Cummins. Lançados os chassis de ônibus com motor dianteiro: Ford B1618 (1993 – 1999) e Ford B1621 (1994 – 1999). Em seguida foi criado o chassi, o B-12000, para uso escolar e transporte em áreas rurais. Lançamento importante das picapes F-1000 Turbo e F-1000 4×4, com motor a diesel. • 1995 • Dissolução da Autolatina.
1997 • Lançamento do Cargo 814.
1998 • Renovação da Série F, com a reestilização da F-4000, F-12000 e F-14000, introdução do modelo F-16000 e retorno do F-350, destinado ao transporte de 2,1 toneladas de carga útil.
1999 • Desativação do Centro de Distribuição de Peças da fábrica de São Bernardo do Campo e inauguração de CD tercerizado em Barueri, SP.

ANOS 2000

2000 • Nova fábrica é inaugurada no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo.
2001 • Início da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Linha utiliza avançados conceitos de produção. 
2003 • Apresentação da F-250 Cabine Dupla. Lançamento do cavalo-mecânico Cargo 4331 MaxTon e do Cargo 6×2 MaxTruck, com terceiro eixo de fábrica.
2004 • Lançamento da F-350 com cabine dupla.
2005 • Lançamento dos primeiros Caminhões Ford com motorização eletrônica: Cargo 815e; Cargo 1317e; Cargo 1517e e Cargo 1717e. • F-350 e F-4000 ganham motor Euromec III, normas Proconve. • Linha Cargo completa 20 anos. Lançamento do wCargo 4331s MaxTon, com maior capacidade de carga, conforto e durabilidade. Cargo 2831, mais robustez para trabalho pesado fora de estrada. Cargo 5031 tem capacidade máxima de tração 50 toneladas.
2006 • Motorização eletrônica adicionada aos modelos C1722e; C2422e; C2428e; C2622e; C2628e; C2632e; C2932e; C5032e e C4432e. No início de 2006 toda a linha Cargo, desde o mais leve Cargo 815 e até o pesado Cargo 4432e Maxton, recebe novos motores eletrônicos Cummins.
2007 • Cargo amplia versões: Cargo 712 leve e Cargo 4532e pesado.
2009 • Ford Caminhões lança a linha Ford Transit. Com os modelos de passageiros, furgão curto e furgão longo.

ANOS 2010
2010 • Ford Transit ganha versão Chassi-Cab.
2011  • Em 2011, a Ford apresenta nova linha Cargo, com 11 modelos, cinco dos quais com a opção de cabine leito. São caminhões na faixa de 13 a 31 toneladas de PBT, com capacidade máxima de tração de até 63 t, montados dentro do conceito Kinect de Design Ford.
2012 • Adequação da linha Cargo ao Proconve P7. Motor Cummins Euro 5 é introduzido e emissão de poluentes reduz em 80%.
2013 • Lançamento dos novos extrapesados Cargo 2042 (4×2) e Cargo 2842 (6×2), com capacidade de até 56 toneladas. 
2014 • Ford introduz a geração 13.  
2016 • Lançamento da Linha Cargo 2017, com seis modelos de médios e pesados, com capacidade de 16 a 45 toneladas: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift, estes dois últimos cavalos mecânicos. São 34 versões de transmissão automatizada que permitem trocas automáticas e manuais Torqshift.