Quem não lembra que da Ford Transit importada da Turquia? Era, na época, a van mais moderna vendida no Brasil, mas que teve sua importação interrompida por causa da alta do dólar. Desde então, ela deixou saudade em quem teve oportunidade de ter ou dirigir uma. No entanto, agora ela está de volta e com a segurança de ser montada no Uruguai, contando com os benefícios do Mercosul e de uma maior participação da engenharia brasileira na adequação e produção para o mercado brasileiro.

E outras novidades em veículos comerciais leves devem ser lançadas pela Ford Brasil, pois ela acabou de lançar a Divisão de Veículos Comerciais no Brasil para atuar na região como parte da nova organização global Ford Pro, dedicada ao segmento profissional.

Segundo a empresa, a nova área de negócios já nasce com uma estrutura dedicada de engenharia, manufatura, vendas, pós-vendas e experiência do consumidor, incluindo recursos de conectividade.

“A Ford é líder mundial em veículos comerciais, conhece esse consumidor melhor do que ninguém. Com essa nova organização 100% dedicada ao segmento, vamos trabalhar com um só objetivo, que é garantir o menor custo de posse e o maior retorno para os nossos clientes”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A Ford Transit “made Uruguay”

A Ford Transit conta com mais de 60 anos de história e mais de 10 milhões de unidades produzidas, ela é líder de vendas nos Estados Unidos e na Europa, há seis anos consecutivos. Para o lançamento no Brasil, a Transit passou por um programa feito pela engenharia brasileira no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, em parceria com os centros de engenharia da marca na Inglaterra e na Alemanha.

Para América do Sul, a Transit está sendo montada na montadora Nordex, no Uruguai, mesma montadora de outros veículos comerciais, como o Kia Bongo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy, além de outros veículos. No mundo, a Transit é produzida na Turquia, Rússia, China e Estados Unidos.

A nova linha será produzida inicialmente no modelo de passageiros, ou Minibus, nas versões para 15 ou 16 ocupantes, e 18 ou 19 ocupantes, incluindo o motorista, adaptadas em um ModCenter específico, além da chamada versão vidrada, sem bancos, para o cliente configurar como for preciso. A versão de carga, ou Furgão, chega logo depois com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades do cliente.

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Saiba mais: conheça um dos concorrentes da Ford Transit, a Iveco Daily Minibus

As versões Minibus e Vetrato da nova Iveco Daily ampliam as opções do mercado de vans de passageiros no Brasil. O modelo é baseado em chassi-longarina e destina ao transporte urbano, intermunicipal, fretamento, locação, entre outros. Assista o vídeo:

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).