A Foton apresentou ontem (17) os novos veículos que irá comercializar no Brasil e também os planos de crescimento da marca. Como parte de sua estratégia, a fabricante de veículos chinesa anunciou novos produtos mais eficientes e tecnológicos para o mercado brasileiro.
As novidades vão desde os modelos semileves de 3,5 toneladas de PBT, com transmissão mecânica ou automatizada, a um caminhão semipesado de 17 toneladas. A Foton também apresentou duas novas versões de uma picape híbrida. As vendas do veículo estão previstas para outubro ou novembro deste ano.
Ingresso da marca no segmento semipesado
O caminhão Auman 17T é a novidade para o segmento de semipesados e também marca o ingresso da marca nesta faixa de carga. O motor de 4,5 litros, potência de 220cv a 820Nm é fornecido Cummins. A transmissão, por sua vez, é ZF manual de 6 velocidades, e o eixo traseiro com diferencial auto blocante é da própria Foton.
O Auman 17T é equipado com sensor de fadiga e câmera de ré. Outros quesitos presentes no veículo são ar-condicionado digital e assento do motorista com suspensão pneumática. A cabine tem design atual e estrutura reforçada.
Foton semileve é disponibilizado em duas versões
Já o Foton semileve S 315 é disponibilizado nas versões com transmissão mecânica e automatizada, ambas ZF de cinco velocidades. O motor de 4 cilindros com potência de 150cv e 400Nm de torque também é fabricado pela Cummins e a tecnologia de emissões é a de Redução Catalítica Seletiva (SCR) com Filtro de Partículas de Diesel (DPF).
O Foton Aumark 315 S tem comprimento total de 5.380mm, largura de 2.030mm e plataforma de carga de 3.610mm. O entre eixos é de 2.800mm e freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras.
Ainda sobre o freio, o sistema de segurança reúne Freios Antitravamento (ABS), Controle Eletrônico de Tração (ASR) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Além disso, as duas versões contam com câmera de ré e assistente de partida em rampa.
O Aumark S 315 tem painel de instrumentos digital e central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, bem como conectividade via Bluetooth para chamadas em viva-voz e streaming de áudio.
O Diretor Geral da Foton Brasil, Darren Lu, acrescenta que os caminhões Aumark S 315 MT e S 315 AMT são entregues aos clientes com mais de 15 itens de série.
O executivo cita o airbag frontal para motorista e passageiro e o painel de instrumentos com cristal líquido. Também fazem parte do pacote o vidro elétrico, alarme, defletor de ar, faróis de LED, sistema de ajuste automático dos LEDs, volante multifunção, MP3+Bluetooth, sensor e sinal sonoro de marcha à ré.
Pacote de Opcionais
A Foton disponibiliza um pacote de opcionais contendo o sistema de formado pelo Detecção de Ponto Cego (BSD), Monitoramento de Fadiga (FMS), Freio de Estacionamento com Comando Elétrico, sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS) e retrovisor elétrico.
A versão com transmissão manual estará disponível para a venda a partir de agosto e a automatizada somente em outubro. Os preços divulgados são de R$ 219 mil para a versão manual e de R$ 239 para a automatizada.
A meta da Foton para a linha de semileves é atingir participação de 5% no segmento até final de 2025. A garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros é parte da estratégia da empresa com a finalidade de alavancar as vendas e também e mostrar a qualidade de seus veículos.
Atualmente, a Foton comercializa no Brasil os modelos leves Aumark S 715, com PBT de 7 toneladas e o Aumark S 916, para nove toneladas. Em abril desse ano a empresa realizou a venda de um lote de 45 caminhões para um mesmo cliente do Paraná. Em abril, fabricante lançou uma campanha de revisões gratuítas para os primeiros 500 caminhões vendidos da marca.
Utilitários para entregas de última milha
A linha de utilitários FotonWonder é formada por modelos com cabine simples ou dupla e capacidade de carga útil de 1.495 kg e 1.245kg, respectivamente. Em ambos os modelos, a caçamba metálica conta com pontos de ancoragem para fixação da carga.
As duas versões são equipadas com motor a gasolina de 1.6 litro, 4 cilindros e 120cv de potência a 152 Nm. A transmissão tem cinco velocidades e assim como o motor é produzida pela empresa Harbin Dongan Automobile Power. O Foton Wonder será disponibilizado também na versão elétrica com autonomia de 260 quilômetros.
O Wonder tem comprimento total de 4.870 mm, largura máxima dianteira de 1.710 mm, altura de 1.980 mm e distância entre eixos de 3.080 mm. O modelo atende a diversas aplicações. Deste modo, o veículo atua desde entregas de última milha a aplicações por comerciantes, empresas de médio e pequeno porte e profissionais autônomos.
Os utilitários Wonder estão atualmente em processo de homologação para o mercado brasileiro. A expectativa é de estarem disponíveis a partir de julho. E assim como outros modelos da marca, a garantia é de três anos ou 100 mil quilômetros. Os preços divulgados são a partir de R$ 110. A projeção da Foton é de vender 800 unidades das duas versões em 2024.
Estratégia da Foton é eficiência e custo-benefício
A estratégia da Foton é disponibilizar aos clientes veículos e pós-vendas eficientes, bem como um baixo custo-benefício. Vale lembrar que a empresa deixou de ter um representante no Brasil e as operações passaram a ser comandadas pela matriz na China.
Os planos de atuação no Brasil incluem desenvolvimento de fornecedores e construção uma fábrica, além da meta de conquistar 10% de participação no mercado dentro dos próximos 5 anos. Representantes da Foton garantem que local e construção de fábrica ainda está em estudos.
Meta da Foton é chegar ao final do ano com 45 concessionárias
Segundo diretor de operações da empresa, Fábio Pontes,o objetivo é ter 45 concessionárias em funcionamento até o final de 2024. Ele afirma que atualmente há conversas com novos parceiros de negócio afim de promover o crescimento da rede. Hoje (18 de junho) a Foton realiza uma convenção com seus atuais 30 concessionários em atividade.
O vice-presidente internacional da Foton, Willians Jiang, disse que a empresa vê o Brasil como um importante mercado para a produção de veículos comerciais. Por isso, afirmou, o Brasil será o País onde a companhia terá duas fábricas.
Picapes híbridas 4×4
A Foton marca sua estreia no segmento de picapes no Brasil com as versões Tunland híbridas V7 e V9 com tração 4×4 acionada eletrônicamente. Ambas são tracionadas por um motor diesel 2.0 de 4 cilindros 175cv, torque máximo de 450Nm e turbocompressor tipo VGT.
A transmissão das duas versões é a ZF 8HP automática de 8 velocidades, presente também no Iveco a Daily chassi-cabine automático. São as primeiras picapes híbridas no mercado brasileiro e atualmente se encontram em processo de homologação. A expectativa da Foton é ter os veículos liberados para a venda em novembro desse ano.
Modelos com apelo urbano e off-road
O modelo V9 tem um apelo mais urbano, mas a fabricante reforça que essa versão é indicada também para operações no campo e em terrenos off-road. A suspensão traseira da V9 do tipo Macpherson é preparada para proporcionar maior conforto ao condutor durante o uso diário em centros urbanos.
Outro diferencial é o teto solar panorâmico, enquanto a V7 é mais direcionada ao trabalho pesado e operações fora de estrada. Por conta disso sua suspensão com feixe de molas é mais rígida que a da V9.
O interior da cabine de ambas conta com soluções como painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 14.6 polegadas e seis air bags. Os assentos são ergonômicos, com ajustes elétricos, e revestidos em couro. As picapes V7 e V9 possuem também pacote de itens de segurança ABS, EBD, ESC BAS e TPMS.
Segundo a Foton, o consumo de ambos os modelos está aferido em 2,5 km/litros. Assim, o tanque de 76 litros totalmente abastecido garante autonomia de até 960 quilômetros. Isso porque o motor elétrico auxilia o motor diesel.
Por fim, a picape Tunland tem 5.617 mm de comprimento, 2.000 mm de largura e 1.910 mm de altura. A distância entre-eixos é de 3.355 mm. O preço anunciado pela Foton começa em R$ 230 mil e vai até R$ 250.