Este ano 75 anos da criação da Pegaso na Espanha, uma das marcas que fizeram parte da joint venture para criação da Iveco.
A histórica da fabricante espanhola Pegaso foi fundada pela Empresa Nacional de Autocamiones (ENASA) em 1947, tomando o nome do cavalo alado da mitologia grega que simbolizava força e leveza.
A sua linha de produção esteve na antiga fábrica da Hispano Suiza em Barcelona até 1955, altura em que se mudou para uma nova fábrica em Madrid – local no qual ainda são construídos os caminhões Iveco até hoje.

Luca Sra, COO da Unidade de Negócios de Caminhões da Iveco disse: “Este ano é um marco importante na história da Iveco, que nos dá a oportunidade de lembrar e celebrar o legado impressionante de inovação, conquistas revolucionárias e espírito pioneiro do lendário Pegaso. Sua abordagem visionária e voltada para o futuro para o design de veículos, sua paixão pela excelência vivem em nosso pessoal e nos veículos Iveco que viajam nas estradas de todo o mundo.”
Icônico em design
Os primeiros dois modelos de caminhão, o Pegaso I e o Pegaso II, herdaram a moderna cabine plana do Hispano Suiza 66-D, que se tornou tão popular que, por muitos anos, os modelos dessas cabines foram chamados de caminhão do “tipo Pegaso”.
O espírito pioneiro da Pegaso ficou evidente quando ele projetou e produziu seu primeiro protótipo de caminhão elétrico já em 1952. O Pegaso II podia ser carregado em apenas 5 horas e tinha um alcance de 75 km. As informações promocionais sobre o protótipo poderiam ter sido escritas hoje, destacando a excelente aceleração, baixo consumo de energia, operação silenciosa e custos fiscais mais baixos. Embora nunca tenha entrado em produção, o protótipo elétrico Pegaso II serviu de base para o desenvolvimento de trólebus.
A Pegaso teve um grande impacto no Salão do Automóvel de Barcelona de 1989, ao apresentar o primeiro concepto Truck da indústria europeia. O SOLO 500 antecipou muitas tecnologias que desfrutamos hoje, como GPS, câmeras retrovisoras, radar de proximidade e outros sistemas projetados para ajudar os motoristas.
Uma história de excelência em manufatura
A primeira fase de construção da fábrica da Pegaso Madrid foi concluída em 1955. Ao longo de sua história, a instalação tem evoluído continuamente e é hoje uma das fábricas de última geração do mundo. Foi a primeira fábrica da CNH Industrial a alcançar o nível Ouro no programa World Class Manufacturing (WCM) em 2017. Em 2008, atingiu a marca de produção de sua milionésima unidade. Hoje é o lar de linhas de produção e um centro de P&D dedicado aos veículos pesados da Iveco.

Em 1957, a Pegaso adquiriu a fabricante Sava, que produzia veículos comerciais leves e médios em sua fábrica em Valladolid. Em 1990, essa instalação se tornou o lar da linha de produção Daily. Ao longo dos anos, a fábrica ganhou uma reputação internacional de excelência, e hoje é pioneira na indústria 4.0 e certificada como nível Ouro no WCM. Ela produz a versão de chassi de cabine do Daily, bem como os modelos Hi-Matic com transmissão automática de 8 velocidades Iveco. Também produz e pinta cabines de chapa metálica que abastece a fábrica da Iveco em Madrid. Isso é base para a Pegaso 75 anos com Iveco.
Um legado de vitórias nas pistas de corrida do mundo
A Pegaso, que também fabricava carros, é uma das poucas marcas que pode se orgulhar de ter competido em campeonatos como o GP de Mônaco (1952), as 24 Horas de Le Mans (1953) e a Carrera Panamericana (1954). Também partilha com a Iveco uma história de corridas de caminhões, tendo competido no European Truck Racing Championship em 1989 e 1990, assegurado 4 vitórias consecutivas na pista de Jarama e participado em várias edições do Rali Paris-Dakar.