Este ano 75 anos da criação da Pegaso na Espanha, uma das marcas que fizeram parte da joint venture para criação da Iveco.

A histórica da fabricante espanhola Pegaso foi fundada pela Empresa Nacional de Autocamiones (ENASA) em 1947, tomando o nome do cavalo alado da mitologia grega que simbolizava força e leveza.

A sua linha de produção esteve na antiga fábrica da Hispano Suiza em Barcelona até 1955, altura em que se mudou para uma nova fábrica em Madrid – local no qual ainda são construídos os caminhões Iveco até hoje.

Luca Sra, COO da Unidade de Negócios de Caminhões da Iveco
Luca Sra, COO da Unidade de Negócios de Caminhões da Iveco

Luca Sra, COO da Unidade de Negócios de Caminhões da Iveco disse: “Este ano é um marco importante na história da Iveco, que nos dá a oportunidade de lembrar e celebrar o legado impressionante de inovação, conquistas revolucionárias e espírito pioneiro do lendário Pegaso. Sua abordagem visionária e voltada para o futuro para o design de veículos, sua paixão pela excelência vivem em nosso pessoal e nos veículos Iveco que viajam nas estradas de todo o mundo.”

Icônico em design

Os primeiros dois modelos de caminhão, o Pegaso I e o Pegaso II, herdaram a moderna cabine plana do Hispano Suiza 66-D, que se tornou tão popular que, por muitos anos, os modelos dessas cabines foram chamados de caminhão do “tipo Pegaso”.

O espírito pioneiro da Pegaso ficou evidente quando ele projetou e produziu seu primeiro protótipo de caminhão elétrico já em 1952. O Pegaso II podia ser carregado em apenas 5 horas e tinha um alcance de 75 km. As informações promocionais sobre o protótipo poderiam ter sido escritas hoje, destacando a excelente aceleração, baixo consumo de energia, operação silenciosa e custos fiscais mais baixos. Embora nunca tenha entrado em produção, o protótipo elétrico Pegaso II serviu de base para o desenvolvimento de trólebus.

A Pegaso teve um grande impacto no Salão do Automóvel de Barcelona de 1989, ao apresentar o primeiro concepto Truck da indústria europeia. O SOLO 500 antecipou muitas tecnologias que desfrutamos hoje, como GPS, câmeras retrovisoras, radar de proximidade e outros sistemas projetados para ajudar os motoristas.

Uma história de excelência em manufatura

A primeira fase de construção da fábrica da Pegaso Madrid foi concluída em 1955. Ao longo de sua história, a instalação tem evoluído continuamente e é hoje uma das fábricas de última geração do mundo. Foi a primeira fábrica da CNH Industrial a alcançar o nível Ouro no programa World Class Manufacturing (WCM) em 2017. Em 2008, atingiu a marca de produção de sua milionésima unidade. Hoje é o lar de linhas de produção e um centro de P&D dedicado aos veículos pesados ​​da Iveco.

Pegaso Troner logging 8x4 truck
Pegaso Troner logging 8×4 truck

Em 1957, a Pegaso adquiriu a fabricante Sava, que produzia veículos comerciais leves e médios em sua fábrica em Valladolid. Em 1990, essa instalação se tornou o lar da linha de produção Daily. Ao longo dos anos, a fábrica ganhou uma reputação internacional de excelência, e hoje é pioneira na indústria 4.0 e certificada como nível Ouro no WCM. Ela produz a versão de chassi de cabine do Daily, bem como os modelos Hi-Matic com transmissão automática de 8 velocidades Iveco. Também produz e pinta cabines de chapa metálica que abastece a fábrica da Iveco em Madrid. Isso é base para a Pegaso 75 anos com Iveco. 

Um legado de vitórias nas pistas de corrida do mundo

A Pegaso, que também fabricava carros, é uma das poucas marcas que pode se orgulhar de ter competido em campeonatos como o GP de Mônaco (1952), as 24 Horas de Le Mans (1953) e a Carrera Panamericana (1954). Também partilha com a Iveco uma história de corridas de caminhões, tendo competido no European Truck Racing Championship em 1989 e 1990, assegurado 4 vitórias consecutivas na pista de Jarama e participado em várias edições do Rali Paris-Dakar.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).