A queda nas vendas de caminhões, a crise econômica e a falta de perspectivas positivas para o mercado brasileiro estão fazendo com que muitas fabricantes revejam suas estratégias para o país. Neste cenário de incertezas, a International, fabricante norte-americana, anunciou que vai encerrar temporariamente suas operações na fábrica de Canoas, no Rio Grande do Sul, até janeiro de 2016.
Na tarde desta sexta-feira, 06 de novembro, a TRANSPORTE MUNDIAL obteve da Navistar Mercosul, por telefone, a confirmação das informações. Logo após, em comunicado, a empresa afirma possuir contratos de fornecimento de motores com a GM até fevereiro de 2016. Após o período, a produção de caminhões será interrompida temporariamente em Canoas, como forma de ajustar os elevados estoques.
Em junho de 2013, a International inaugurou sua unidade própria em Canoas. Na ocasião, afirmou que brigaria por 1% do mercado brasileiro. No passado, mais precisamente na década de 50, a fabricante já operou no Brasil. Em 1957, a empresa produziu o NV/N184 em sua fábrica, em Santo André, no ABC paulista. Com as vendas em baixa, a International encerrou as atividades da planta em 1965, e vendeu a unidade a Chrysler em 1966; quando deixou o país. Para os amantes dos modelos norte-americanos resta a torcida para que a história não se repita.