O International Truck of the Year (ITotY) é o prêmio de maior prestigio na Europa e os jornalistas especializados em veículos comerciais representando 24 países da Comunidade Europeia elegeram o Mercedes-Benz Actros como o Caminhão do Ano 2020. Desde a criação desta premiação em 1976, que sempre leva em maior consideração a contribuição tecnológica que o veículo entrega ao setor de transportes para melhorar a eficiência energética, segurança e ambiental, entre outros atributos, a Mercedes-Benz ganhou nove vezes, sendo cinco com o Actros:
O prof. dr. Uwe Baake, chefe mundial de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks, recebeu esse prestigiado prêmio durante a Solutrans 2019, Salão Internacional de Soluções em transporte rodoviário e urbano que foi realizado em novembro em Lyon, na França.
De acordo com as regras da premiação, o título é direcionado ao caminhão que trouxe mais contribuições eque se destacou em inovações no transporte rodoviário quanto à economia, emissões, segurança, dirigibilidade e conforto.
O presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini, resumiu os votos de todos os colegas: “Com o Novo Actros, a Mercedes-Benz lançou um caminhão altamente moderno para as nossas estradas, que prepara o terreno para que se possa atingir a condução autônoma no futuro“.
Na cerimônia de premiação, o prof. dr. Uwe Baake afirmou: “Estamos muito orgulhosos e felizes com o fato de que o júri do Caminhão do Ano tenha reconhecido os nossos esforços de anos. Agradeço em nome da Empresa e da equipe inteira. Isso realmente nos incentiva a continuar dando tudo de nós e a atingir os mais altos padrões de desenvolvimento para nossos caminhões, especialmente quando se trata dos tópicos orientados ao futuro da eletromobilidade, direção autônoma e digitalização em nosso setor “.
A versão latino-americana do ITotY, coordenada por mim e com a participação de mais 15 jornalistas de alguns países da região, teve a primeira versão realizada este ano com a entrega na Fenatran e tendo a Nova Geração Scania como vencedora. O caminhão ou a família do modelo, para concorrer, precisar estar em produção. O Novo Actros começará a ser produzido, comercialmente, em 2020.
Leia mais:
Scania leva o prêmio Truck of the Year na primeira edição na América Latina