A Iveco e a Ford Trucks assinaram ontem (12/03) um acordo para o desenvolvimento conjunto de uma nova cabine para caminhões pesados. Primordialmente, o objetivo é aumentar a competitividade de ambas as marcas, combinando expertise para criar uma cabine com aerodinâmica aprimorada, reduzindo emissões de carbono.
Além disso, segundo o anúncio, o projeto também prioriza conforto, segurança e modularidade. Consequentemente, a cabine será compatível com futuros conjuntos motrizes, garantindo eficiência de custos. A previsão é que a produção comece até 2028.
Cabine de última geração
Em virtude dessa parceria, as empresas desenvolverão uma nova linha de cabines modulares de última geração. Similarmente, conforme o anúncio, o projeto resultará em um produto muito superior às cabines anteriormente planejadas. Adicionalmente, a colaboração permitirá uma significativa redução de investimentos, com um custo global estimado em 343 milhões de euros.
O vice-presidente da Ford Trucks, Emrah Duman, destacou o compromisso da empresa com a engenharia e a inovação para o setor de veículos comerciais pesados. “Estamos comprometidos em ultrapassar os limites da excelência em engenharia”, afirmou.
União de forças entre Ford Trucks e Iveco
Duman ressaltou que a parceria fortalece a capacidade da Ford Trucks de entregar cabines inovadoras e de alto desempenho. Segundo ele, o novo projeto estabelecerá novos padrões em segurança, aerodinâmica e conforto para o motorista.
Já Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group, celebrou a parceria entre as marcas. “Ao compartilharmos nossa expertise em engenharia e combinarmos nossas forças, criaremos um produto que elevará os padrões de segurança, eficiência, qualidade e conforto do motorista”, afirmou.
Ela também destacou que o acordo representa um movimento estratégico, permitindo que Iveco e Ford Trucks permaneçam na vanguarda do mercado. A colaboração ajudará ambas as empresas a atender às novas regulamentações e oferecer produtos de alta qualidade e valor excepcional aos clientes.
Acordo de desenvolvimento conjunto
O Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA), firmado entre as duas empresas, é resultado do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em 14 de março de 2024. Dessa forma, o entendimento inicial se tornou um projeto operacional. Ademais, o JDA estabelece um modelo de cooperação para o co-desenvolvimento do design e da engenharia da nova cabine, além de contemplar o fornecimento compartilhado de componentes, quando aplicável.