A Iveco lançou na noite de ontem (03 de novembro) o extrapesado S-Way que será produzido a partir de janeiro na fábrica em Sete Lagoas/MG. Há anos no mercado Europeu, o novo caminhão chega ao Brasil na condição de um produto totalmente novo, incluindo trem de força, eletrônica, elétrica entre outros quesitos, além do design moderno e imponente. Disponibilizado nas potências de 450, 480 e 540cv com torque de até 2.540Nm, o novo extrapesado chega para ocupar o lugar o Hi-Way com foco na produtividade e custo operacional e redução de 15% no consumo de combustível em relação à geração anterior da marca, patamar acima da média do mercado.

Com design moderno e imponente, o S-Way será disponibilizado nas potências de 450, 480 e 540cv, nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4

De acordo com o Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco para a América Latina, a redução de consumo se deve à calibração do motor com a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, essencial para alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. Ele acrescenta que a transmissão foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de conduzir o veículo. Entre elas ele destaca a EcoRoll (banguela eletrônica); a PreVision que associada ao GPS antecipa a troca de marcha conforme a topografia da rodovia e a Rocking Mode. Esta última auxilia nas partidas em condições severas. A economia de combustível conta também com o novo sistema Iveco Drive que auxilia o motorista na otimização da condução.

O motor FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo. Com 610cv – ganho de 150cv em relação aos veículos Euro V-, o freio motor também é apontado por Ricardo Coelho um dos destaques do S-Way em relação aos concorrentes. Esse motor conta com um sistema exclusivo da Iveco denominado HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR).

Interior da cabine conta com amplo espaço, mais de 15 porta-objetos, geladeira, bancos diferenciados e uma série de itens  de conforto e tecnologia

A cabine, totalmente reprojetada com nova identidade visual e basculamento elétrico, é disponibilizada em modelos, a AS com 2,5m de largura e AT, com 2,3m de largura. O espaço interno foi pensado no conforto do motorista dentro do conceito de casa e escritório. A unidade inclui  nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB.

CENTRAL MULTIMÍDIA E AFINS

Como equipamento para o motorista o veículo traz uma central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional e sistema keyless. O módulo cybersecurity protege o veículo contra ataques cibernéticos, bem como cluster TFT colorido e o Driver Style Evaluation, que fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima. Também entram na lista de itens o check de luzes remoto com acionamento pela chave e lanternas e faróis full LED direcionais & DRL  ( LED que proporciona melhor condição de dirigibilidade à noite, dia, chuva e neblina.

Outro destaque do Iveco S-Way é o exclusivo e Way App, um aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle de várias funções do caminhão à distância, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.

Motor FPT Curso 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios.

O campo de visão do Iveco S-Way inclui DRL incorporado e ativo na função seta; espelhos retrovisores otimizados para obter melhor visibilidade. O veículo conta também com leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida (LDWS); Controle de cruzeiro automático adaptativo – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego (ACC); Sistema de freio emergencial autônomo – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência (AEBS); assistente de partida em rampa (Hill HolderJ e  Controle de tração e estabilidade (ATC, ASR e ESC) e cabine projetada com foco na segurança do motorista com certificação de nível europeu, umas das mais seguras do mundo.

Cabine com basculamento elétrico

A Iveco quis trazer ao mercado brasileiro um caminhão o mais competitivo possível no segmento de extrapesados, Para isso seu design é moderno e a aerodinâmica otimizada. O veículo está sendo lançado no País na condição de caminhão mais robusto já desenvolvido pela montadora no Brasil, feito sob medida para as particularidades do País e região. Segundo a Iveco, o trabalho para se chegar ao novo produto envolveu mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento. Também entrou na conta durante os três anos de desenvolvimento mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações de extrema severidade sem precedentes na gama de pesados.

PROGRAMA DE TESTES

Foram mais de 450 tipos de testes e três vezes mais rodagem para garantir a durabilidade do novo produto. Tudo dentro de um processo que teve três anos de duração. “A Iveco desenvolveu o melhor pesado de todos os tempos da marca em território nacional. O S-Way conta com um verdadeiro pacote personalizado de soluções para atender frotistas e motoristas autônomos”, disse Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina. “Sua chegada será de grande relevância para a nossa operação no Brasil. Estamos iniciando uma nova era nos pesados”, afirmou o executivo.