6Especial líderes
As vendas de caminhões novos ainda estão em níveis muito baixos se comparada a anos anteriores. Em 2016, a queda de mercado foi 29,4% em relação às vendas em 2015, ano também dramático para a indústria.
Mas em meio a essa brusca retração há quem tenha se destacado em cada um dos segmentos que envolvem caminhões com PBT (Peso Bruto Total) a partir de 6 t.
Durante todo o ano de 2016 foram comercializados 47.115 unidades com PBT a partir de 6 t, conforme dados de emplacamento da Fenabrave (associação das concessionárias). E alguns modelos foram responsáveis pela maior parte das vendas de suas fabricantes.
O mais vendido do Brasil foi o Volkswagen Delivery 8.160, da categoria leve. Esse pequeno notável teve 3.236 unidades emplacadas. Dessa forma, a participação do 8.160 correspondeu a 6,5% do mercado total de caminhões em 2016.
O segundo da lista é também um caminhão da marca Volkswagen, o semipesado 24.280. O modelo, durante muitos anos, foi o caminhão mais vendido no mercado total, e mesmo agora, desbancado pelo parente menor, ainda apresenta números bem expressivos. Foram emplacadas 2.469 unidades somando as versões 6×2 e 8×2.
Nenhum dos segmentos apresentou alta nas vendas, mas as categorias de caminhões médios e semipesados foram as que mais despencaram: 39,4% e 37%, respectivamente.
Mesmo os queridinhos do mercado, os caminhões pesados, tiveram queda de 19,2%. A retração não foi tão impactante se comparada aos demais segmentos. Os veículos desta categoria assumem parte importante do transporte no Brasil, como as operações rodoviárias de longas distâncias e as ligadas ao agronegócio.
Veja nas tabelas abaixo quais foram os caminhões mais vendidos no acumulado de 2016, segundo ranking da Fenabrave, e que até janeiro deste ano demonstraram grande potencial de se manterem na mesma posição em 2017.