MAN: gama 2016 traz novidades e velhos conhecidos

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A MAN Latin America apresenta, de uma vez só, as novidades para a linha 2016 de 18 modelos das marcas MAN e Volkswagen, entre novas configurações, potências e melhorias em modelos existentes da linha 2015. E, para comemorar os 10 anos do lançamento da linha Constellatiown e 180 mil unidades vendidas, a empresa lançou também a série especial Prime dos modelos mais vendidos da marca, o Constellation 24.280 e o cavalo mecânico 25.420, além do inédito 25.420 8×2.

 

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SÉRIE PRIME

Serão 600 unidades produzidas de outubro a dezembro deste ano da série especial Prime exclusivamente para os modelos Constellation 24.280, cavalo mecânico Constellation 25.420 e o inédito 25.420 8×2 para o uso com semirreboque de três eixos, uma tendência em substituição ao bitrem de 57 t de PBT com significativos ganhos operacionais.
A série Prime se diferencia dos modelos convecionais pelo acabamento exclusivo, transmissão automativada V-Tronic (ZF 16 AS 2230 TD de 16 marchas), cabine leito teto alto e Volksnet (sistema de gestão de frota) de série. O único opcional será a roda de alumínio.
 
Todos terão a cor exclusiva Dourado Prime, inclusive na aba protetora do parabrisa, parachoque e retrovisores. A grade dianteira terá a tonalidade Black Piano. Os diferenciais visuais são o logo da VW na lateral da cabine e o logo Prime nos bancos, retrovidores e na grade frontal.

FAMÍLIA MAN

A MAN apresentou como novidade o TGX 29.480 6×2, modelo que já foi testado por TRANSPORTE MUNDIAL na edição 145, de agosto. Outra novidade da marca é o TGX 28.440 8×2 com PBTC entre 48,5 t e 53 t (dependendo do implemento), que pode ser semirreboque de três eixos convencional, 1+2 (Argentina) e espaçados (vanderleia). Os modelos MAN contam com o câmbio automatizado TipMatic de 16 marchas. Os caminhões MAN TGX também já podem ser adquiridos pelo leasing operacional (ver página 58 desta edição).

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CONSTELLATION 25.420 8X2

Seguindo uma nova tendência, a MAN lançou o Constellation 25.420 8×2 com câmbio V-Tronic de 16 marchas de série e 54,5 t de PBTC. Ele se apresenta como alternativa à composição 6×4 para bitrem de 57 t. Por ser uma composição mais leve, o 8×2, com semirreboque especial de três eixos, consegue levar praticamente a mesma carga líquida do bitrem e com custos e vantagens operacionais.

Essa tendência começou com implementadores e transportadores há poucos anos (ver TRANSPORTE MUNDIAL edição 129). O quarto eixo do cavalo mecânico era colocado por terceiros. Porém, o tema criou algumas polêmicas legais e somente após as definições do Contran (Conselho Nacional do Trânsito) autorizando esse tipo de composição que os fabricantes começaram a lançar cavalo mecânico 8×2 de fábrica, o que dá maior garantia ao transportador. Volvo e Scania foram as primeiras a lançar e agora foi a vez da MAN. Em breve Mercedes-Benz, Ford e Iveco vão lançar os seus modelos.

A VOLTA DO TITAN

Em 2002, a VW Caminhões surpreendeu o mercado com o lançamento do Titan Tractor 18.310, criando o conceito do cavalo mecânico de entrada com o slogan “Menos você não quer, mais você não precisa”. Produto desacreditado pela concorrência na época, mas muito bem aceito pelo mercado e depois copiado pelos concorrentes que não acreditavam. De lá para cá o mercado mudou bastante e muitos outros nichos foram criados e a MAN ainda aposta neste relança o Titan como Constellation 19.330 Titan, um caminhão de baixo custo com motor Cummins ISL de 330 cv e câmbio manual ZF 16 AS 1585 TD de série e caixa automatizada V-Tronic de 16 marchas. 

NOVA POTÊNCIA DE 360 CV

Para atender transportadoras que buscam caminhões de menor custo de aquisição e que, ao mesmo tempo, possam apresentar melhores velocidades médias, a MAN lança também dois cavalos mecânicos da família Constellation, o 19.360 (4×2) e 25.360 (6×2). Eles são indicados para semirreboques de três eixos convencionais e 1+2 (Argentina), com PBTC até 45 t. O 25.360 ainda pode ser usado para puxar vanderleia com PBTC até 53 t. O motor também é Cummins ISL de 360 cv e 163 mkgf e tecnologa SCR (Redução Catalítica Seletiva). A caixa de marchas pode ser manual ou automatizada V-Tronic, ambas de 16 de marchas. No caso do caminhão ser equipado com a V-Tronic, ele vem com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do caminhão em rampa não deixando ele voltar nos segundos em que o motorista tira o pé do freio e acelera. 

WORK E CONSTELLATION DE 230 CV

Até então disponível somente com a cabine Work, a gama de 230 cv passa a contar com dois modelos Constellation, o 17.230 (4×2) e o 23.230 (6×2) para, respectivamente, 17 t e 23 t de PBT.  Os novos Constellation são voltados para clientes que buscam uma cabine mais confortável para os seus motoristas e mais voltados para o segmento de distribuição, principalmente o de bebidas. Também pode ser implementado com carrocerias de carga seca, frigorífico, furgão, basculante, entre outras. 

Na linha Worker 17.230, a MAN alterou o para-choque, agora mais curto para aplicações em que se exige mais robustez, e lançou a versão vocacional Compactor para coleta de lixo, uma alternativa de potência entre os modelos de 190 cv e 260 cv. O trem de força, tanto para Constellation quanto para Work, é o mesmo. O motor é o MAN D08 de 225 cv e torque de 86,7 mkgf. A tecnologia de tratamento dos gases é a EGR (recirculação dos gases), que dispensa o uso do Arla 32. A transmissão é Eaton de seis velocidades.

24.330 e 30.330 8×2

Na faixa de 330 cv, a MAN apresenta duas novidades. Para o Constellation 24.330 6×2 é a introdução do câmbio automatizado V-Tronic de 12 velocidades (caixa ZF 12 AS 1420). A outra novidade é a chegada do modelo chassi rígido Constellation 30.330 8×2 (com o segundo eixo dianteiro direcional) para competir em um segmento de 29 000 kg de PBT que vem crescendo muito no país. O motor, tanto para o 24.330 como para o 30.330, é o Cummins ISL de 330 cv e torque de 147,9 mkgf, com sistema de tratamento de gases SCR que requer o uso do Arla 32.

TRÊS NOVOS VOCACIONAIS

Para os segmentos de coleta de lixo e construção civil, a MAN lança os novos Constellation 17.260 4×2 Compactor, Constellation 24.260 6×2 Compactor e o Constellation 26.280 Constructor Betoneira. Os modelos Compactor são equipados com motor equipados com motor MAN D08 de 256 cv e 91,8 mkgf de torque e tecnologia EGR. Podem ser equipados com transmissão manual Eaton de seis marchas ou automática.

Eles estão equipados com manetim para auxílio de partida em rampa, espelhos retrovisores de duplo foco, espelho auxiliar de partida em manobra e banco para três passageiros. Pelo tipo de operação que exige mais robustez, itens como eixo dianteiro têm molas curtas e reforçadas, eixo traseiro e compressores de maior capacidade, freios de maior dimensão, chassi reforçado e tomada no motor Repto. Os modelos ficaram com maior ângulo de entrada, altura da plataforma mais baixa e degrau de acesso à cabine mais baixo. O para-choque ficou mais curto, robusto e conta com novo desenho. A grade dianteira também é nova. Já o novo Constellation 26.280 preparado para betoneira passa a contar também com transmissão automática. O motor também é MAN D08 de 275 cv e torque de 107 mkgf.

MUDANÇA DE NOME

Lançado na Fenatran de 2013, o VW Delivery 10.160 Plus passa a ter nova nomenclatura: Delivery 13.160. As suas característas continuam as mesmas e o foco é ser um médio de 13,2 t de PBT que atende às normas de restrições à circulação de caminhões em diversos centros urbanos (VUC) na configuração com entre-eixos de 2 850 mm. Sua maior capacidade de carga atende principalmente ao mercado de distribuição de bebidas.

Chassi 9.160 ECE

A MAN anuncia também como lançamento o chassi 9.160 ECE. O modelo foi desenvolvido para o encarroçamento de carro-forte. Com PBT de 8 500 kg, ele complementa a oferta de chassi para o transporte de valor que já conta com o chassi 8.160 ECE. O motor é Cummins ISL de 160 cv, transmissão ZF S5-420 HD e entre-eixos de 3 150 mm. O chassi vem preparado para o reposicionamento do assento do motorista e com chicote elétrico dedicado para atender às necessidades de encarroçamento.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).