Quando veículo será retirado de produção, a melhor forma de respeitar o cliente é lançando uma série especial de encerramento de ciclo. A Mercedes-Benz fez isso com o Atron 1635, o último caminhão bicudo que era produzido no Brasil e com muitos admiradores. A pior forma que uma marca pode fazer é simplesmente negar que um modelo sairá de linha e depois todo mundo descobrir que não está mais disponível para venda por não ser mais produzido.

Atron marca o fim dos caminhões bicudos no Brasil
Atron marca o fim dos caminhões bicudos no Brasil

Nenhuma fabricante decide tirar um veículo de linha da noite para o dia. É um processo complexo que exige planejamento, encerramento de compras com fornecedores e readequação da linha de produção e de toda a logística.

Há vários exemplos no Brasil de modelos que foram tiveram a produção encerrada com uma série especial. Isso não só acrescentar valor para a série, como para o valor de revenda dos modelos produzidos nos anos anteriores.

Assim, a Mercedes-Benz do Brasil encerra, em alto estilo, a produção do Atron 1635. Desde 8 de dezembro, está disponível para venda, no Showroom Virtual Star Online, uma Edição Especial do modelo.

“O Atron 1635 é o último caminhão bicudo da estrela de três pontas que produzimos e o último representante de uma geração de modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca no País. Conclui-se assim uma trajetória brilhante de uma família de veículos amplamente admirados no transporte de cargas pelas estradas, cidades e campos, identificados como ‘pau para toda obra’ e como um grande parceiro de trabalho de frotistas, autônomos e motoristas”, diz Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

A Série Especial tem tiragem limitada de 12 unidades, com sequência numerada de 01 a 12, além de um certificado para o proprietário. Assim, esses Atron 1635 tornam-se históricos e exclusivos, porque efetivamente são os últimos caminhões bicudos que saem da linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo.

Para tornar esse momento ainda mais marcante, a Série Especial do Atron 1635 ganhou uma adesivação especial e itens como rodas de alumínio, climatizador, geladeira portátil e rádio com entrada para USB.

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Atego

Foto: Fernando Favoretto

Quer conhecer a experiência de quem trocou um Mercedes-Benz Atron 2324 6×2 por um Atego 2426 6×2? A jornalista Andrea Ramos foi até Sergipe, em Aracaju, conhecer a operação do empreendedor Joseilson de Menezes, conhecido como Jósa da Batata, proprietário do Sítio Angelim. Pelo apelido, já dá para imaginar o que ele produz e transporta.

O empresário estava muito satisfeito com o Atron, mas havia a necessidade de substituí-lo por um caminhão novo. Como o Atron 2324 saiu de linha em 2016, Jósa se armou de coragem para trocar o conhecido pela novidade e adquiriu o trucado Atego.

Edição 173

A reportagem acompanhou uma viagem e apurou tudo que o Jósa da Batata concluiu sobre a troca, o que pode ser conferido na edição 173 da revista TRANSPORTE MUNDIAL que está nas bancas até meados de maio. A edição ainda traz um especial que apura quais são os melhores caminhões extrapesados para o transporte de grãos da safra 2018/2019, levando em consideração distâncias, percursos, peso, revenda e, sem esquercer, que na entressafra, o caminhão precisa trabalhar em outras atividades. 

Outra matéria é sobre o nicho de mercado que os “cavalinhos” de 17 toneladas de PBT técnico podem trabalhar, inclusive, substituindo os caminhões chassi rígido 8×2 com mais eficiência em alguns tipos de operações. No artigo, há comparação entre o VW Constellation 17.280 com o Ford Cargo 1729, modelo que começa a ser substituído pelo Ford Cargo 1731. Aliás, a nova família de caminhões Ford Cargo Power, com motor mais potente, é outra tema da edição 173. 

Além dessas reportagens, há avalição do MB Sprinter 415 chassi cabine, especial ônibus rodoviário 8×2 de 15 m, como é um Double Decker europeu, entre outros temas. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).