As empresas são frias como um CNPJ ou podem ser humanas como um CPF? A Mercedes-Benz está provando que dentro da empresa há pessoas com sentimentos e, mesmo que tenham que trabalhar para produzir e vender caminhões e ônibus, dedicam parte do tempo com causas humanitárias. 

Desde a iniciativa (não foi filantropia ou contratação de ONG) de criar uma carreta para ajudar a área de saúde no combate a Covid-19, funcionários da Mercedes-Benz mostram um envolvimento que cria esperança ao capitalismo. Vários economistas estudiosos, principalmente de Harvard, já publicaram livros de novo capitalismo. capitalismo humanizado, capitalismo consciente, ou qualquer outro nome que combine com respeitar e amar o próximo. 

A semente da Unidade Móvel de Tomografia para diagnóstico da Covid-19 vai se multiplicar. A ideia ganhou a cooperação do governo alemão para ampliação do projeto de unidades móveis de saúde. O investimento ao todo será de 5,5 milhões de euros, equivalente a mais de R$ 37 milhões. 

A Mercedes Benz do Brasil está contribuindo com o fornecimento de caminhões para mobilidade das unidades, motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de euros em força de trabalho (não monetário).

Para a ampliação do projeto, a Mercedes-Benz conta com parceiros, como a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o CIES Global, a SAS Brasil, a Renovatio e o Instituto Luz para Vida. Os parceiros estão investindo sua expertise e jornada de trabalho para fazer o projeto funcionar.

Karl Deppen Presidente da Mercedes Benz do Brasil e CEO America Latina 002
Presidente da MBB e CEO da América Latina, Karl Deppen

“Esse novo projeto com o governo alemão foi desenvolvido em conjunto, baseado no sucesso da Unidade Móvel de Tomografia, que vem sendo utilizada no combate à COVID-19 na cidade de São Paulo desde o ano passado”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Agora, com mais sete carretas, podemos ampliar notavelmente o alcance desse auxílio médico e de saúde, indo a localidades mais distantes. Combinando o apoio à saúde e mobilidade, estamos estendendo ainda mais a nossa contribuição e compromisso com a sociedade, ao mesmo tempo em que trabalhamos para todos que movem o mundo”.

De acordo com Karl Deppen, nessa nova fase, o projeto agora vai ampliar o foco e entregar unidades preparadas para diversas áreas médicas. “Estamos, assim, aproximando pessoas com o objetivo de levar tratamento e serviços básicos de saúde a quem não tem assistência médica, ajudando a salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade brasileira, e que também mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, ressalta Karl Deppen.

Notícia anterior sobre a Unidade Móvel de Tomografia, a semente do projeto

Além de disponibilizar o Novo Actros para puxar a “Carreta Tomografia”, a Mercedes-Benz do Brasil é responsável pelo gerenciamento do projeto, mão de obra, direcionamento dos investimentos do DEG e identidade visual do veículo. A Empresa atua como uma integradora de soluções de saúde e mobilidade sobre rodas, trabalho que teve a participação de colaboradores de várias áreas da Companhia.
Além de disponibilizar o Novo Actros para puxar a “Carreta Tomografia”, a Mercedes-Benz do Brasil é responsável pelo gerenciamento do projeto, mão de obra, direcionamento dos investimentos do DEG e identidade visual do veículo. A empresa atua como uma integradora de soluções de saúde e mobilidade sobre rodas, trabalho que teve a participação de colaboradores de várias áreas da companhia

A Mercedes-Benz (MB) desenvolveu e coordena projeto que deu origem à Unidade Móvel de Tomografia, utilizada para diagnosticar a Covid-19. Por meio da parceria com o CIES Global, o objetivo dessa iniciativa é ampliar o volume de exames de tomografia para pacientes do SUS (Sistema único de Saúde) em hospitais públicos do município, principalmente na época de pandemia.

A capacidade é realizar até 1.000 exames de tomografia por mês”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa ação, vamos oferecer exames para um maior número de pessoas. Estamos muito felizes e satisfeitos em contribuir com uma causa social tão necessária para a população”.
A unidade tem cerca de 18,5 metros de comprimento e 2,60 metros de largura. Para ampliar o espaço interno e oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes, parte da carroçaria é extensível, avançando mais 2,25 metros de largura e recebendo rampa de acesso. Isso traz mais comodidade e segurança para cadeirantes e para pessoas com dificuldade de locomoção. O espaço interno é formado pelas salas de tomografia, comando dos exames, ambientes multiuso, além do hall de entrada.
Roberto Leoncini
A capacidade é realizar até 1.000 exames de tomografia por mês”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa ação, vamos oferecer exames para um maior número de pessoas. Estamos muito felizes e satisfeitos em contribuir com uma causa social tão necessária para a população”.

O executivo explica que a satisfação é maior porque a “Carreta Tomografia” é fruto de uma iniciativa de colaboradores da própria Empresa. “O pontapé inicial foi dado aqui na MB, com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios – e essa é uma de suas ideias. Um grupo de participantes gera, dentro da nossa casa, as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia”, ressalta Leoncini. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, na responsabilidade social e no ecossistema do transporte. A Unidade Móvel de Tomografia é um case admirável, como mostram a adesão dos parceiros e o apoio de entidades como BMZ e DEG”.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).