Melhor acessibilidade e mais mobilidade

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A MAN Latin America chegou à FetransRio com um pacote de seis lançamentos na bagagem. Vislumbrando um cenário onde diferentes cidades necessitam de diferentes categorias de veículos para se locomover, a marca apresentou soluções que buscam atender até as necessidades dos clientes mais exigentes, como o programa do governo federal Caminho da Escola, para o qual muitos modelos foram desenvolvidos.    

A maior novidade da marca ficou por conta do Volksbus 9.160 OD Piso Baixo, algo inédito no Brasil. O modelo já constava no portfólio de veículos da empresa, porém, com a adoção da inédita versão piso baixo, a marca pretende suprir novas necessidades. Com o sucesso de vendas da versão piso padrão, a aposta da marca agora por esse tipo de veículo se dá entre outros motivos, por estar de olho na licitação que deve ocorrer em breve do programa Caminho da Escola do governo federal, que visa obter um número ainda não divulgado de veículos dessa categoria. Com PBT de 9 300 kg, o modelo é equipado com propulsor Cummins ISF de 3,8 litros, 160 cv de potência, sistema SCR e torque de 61 mkgf. Sua caixa é ZF S5 420 de 6 marchas. O chassi também se destacou por ser o primeiro micro-ônibus do mercado com suspensão pneumática. Com entre-eixos de 5 000 mm, o modelo pode receber carrocerias de até 9 m, permitindo a colocação de porta dos dois lados e acomodação para até três cadeirantes. A solução tem potencial para atender localidades em lugares onde ônibus de grande porte não podem circular e, agora, com essa versão, as pessoas portadoras de deficiência física ou com dificuldade de locomoção poderão ter acesso a tais modelos de forma ainda mais facilitada.     

9.160 OD 4500

Esse modelo possui quase as mesmas características da versão anterior, a não ser pelo PBT de 9 200 kg e a nova opção de entre-eixos de 
4 500 mm, que permite receber carrocerias de até 32 lugares de diferentes fabricantes. Idealizado para a operação de fretamento, o veículo também pode ser utilizado para turismo e aplicações de curtas distâncias em geral.

15.230 OT

Outra novidade da marca foi o lançamento do modelo 15.230 OT, com o motor traseiro. O propulsor é o MAN D08 com sistema EGR de 4 cilindros, 226 cv de potência e 86 mkgf de torque. Sua caixa ZF 6AS 1010 BO de 7 marchas é disponibilizada nas versões manual ou automatizada. Ele conta ainda com suspensão pneumática integral. Com PBT de 15 500 kg, o 15.230 OT foi projetado para realizar operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Ele pode cumprir também a função de linha alimentadora. Com entre-eixos de 3 000 mm, o modelo pode receber carrocerias de 10,5 até 11,5 m. A marca destaca que o 15.230 OT foi projetado para aliar conforto ao condutor e versatilidade ao veículo, tudo isso com o custo de combustível reduzido.

15.190 OD V-Tronic
Volksbus 15.190
O Volksbus 15.190 chega como o primeiro ônibus do mercado de 15 t com entre-eixos de 4 300 mm e agora com opção de câmbio automatizado V-Tronic. O modelo em si é um micro-ônibus anabolizado, de características urbanas e pode receber carrocerias de até 9 600 mm. A marca desenvolveu essa configuração de entre-eixos, para evitar que quaisquer modificações no chassi sejam feitas, preservando assim, as características originais do ônibus, que pode operar com fretamento de curtas e médias distâncias. Com PBT de 15 000 kg, o 15.190 OD é equipado com propulsor MAN D08 de 4 cilindros, 186 cv de potência e 71 mkgf de torque. A tecnologia do motor é a EGR, sem utilização do Arla 32. Sua caixa é ZF 6AS 1010 BO de 7 marchas, disponível na versão manual ou com o câmbio automatizado V-Tronic.  O modelo é dotado com diversos sistemas de segurança, entre eles, o EVB (Exhaust Valve Brake) ou válvula de freio exaustor. O sistema aproveita a compressão e a descompressão de frenagem, aumentando o desempenho do freio motor em até 65%, além disso, bloqueia saídas de marchas diferentes de primeira e ré, evitando quebras e custos relativos à manutenção. 

17.230 od full air

Chega ao mercado brasileiro a nova versão do Volksbus 17.230, o OD Full Air, que passa a contar com suspensão pneumática integral. Para o conforto dos passageiros, é uma verdadeira evolução em sua categoria. Com PBT de 16 000 kg, o modelo é equipado com propulsor MAN D08 de 4 cilindros, 226 cv de potência, 86 mkgf de torque, tecnologia EGR que dispensa o uso do Arla 32. Sua caixa é ZF 6S 1010 BO manual de 7 marchas, que é combinada ao Smart Radio, solução da MAN que adapta eletronicamente o diferencial ao modo de utilização, influenciando diretamente no consumo de combustível. O chassi foi desenvolvido para receber as operações cotidianas do transporte urbano além de atender também a categoria de fretamento. Com entre-eixos de 5 950 mm, o VW 17.230 OD recebeu novos conjuntos de freios de 410 mm, que prolongam a durabilidade das lonas de freio e reduz a necessidade de paradas para manutenção, aumentando a disponibilidade do ônibus. 

18.280 ot Low entry

A versão do Volksbus 18.280 Low Entry (piso baixo) trouxe como novidade duas opções de transmissão: Voith Diwa 5 ou ZF Ecolife, ambas automáticas. Fruto de sinergia com a MAN europeia, o modelo apresentou adaptações no seu conceito de construção e novas soluções tecnológicas que o tornam apto a receber operações urbanas de curtas e médias distâncias. Com PBT de 16 000 kg, o chassi é equipado com propulsor MAN D08 de 6 cilindros, 280 cv de potência, 107 mkgf de torque e tecnologia EGR, o 18.208 OT. Além da sua suspensão, que é pneumática integral, o modelo conta com outra facilidade: o sistema de rebaixamento, o qual facilita o acesso do passageiro ao veículo. Versátil, o modelo possui entre-eixos de 3 000 mm, o que permite receber carrocerias de diferentes configurações e até versões com portas de ambos os lados.