A elevação da Selic para 10,75% ao ano provoca efeitos no setor automotivo. Especialmente na indústria de caminhões. Assim, a combinação entre demanda enfraquecida e estoques elevados nas fábricas e concessionárias leva as montadoras a reduzir o ritmo de produção.
Dessa forma, conforme a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção de caminhões caiu 6% em abril em relação a março. No total, o setor fabricou 11 mil unidades, contra 11,7 mil no mês anterior. Na comparação anual, a queda foi de 5,5% frente a abril de 2024.
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Apesar da retração no mês, o desempenho no acumulado de 2025 ainda é levemente superior ao do ano passado. Entre janeiro e abril, as marcas fabricaram 42,8 mil caminhões, ante 41 mil unidades no mesmo período de 2024. Ainda assim, a Anfavea mostra cautela sobre o comportamento do mercado nos próximos meses.
Produção de ônibus cresce com apoio de programa federal
Entretanto, na contramão do segmento de caminhões, a produção de ônibus segue em crescimento. Impulsionado principalmente pelo programa federal Caminho da Escola, o setor registrou alta de 8% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2024.