Membro do Truck of the Year

44

Marcos Villela, jornalista e diretor da Transporte Mundial, foi eleito como representante no país

Marcos Villela, jornalista e diretor da Transporte Mundial, foi eleito como representante no país

O Prêmio Truck of the Year (ItoY) é a premiação de maior prestígio na Europa. Realizado anualmente desde 1977, o ItoY é uma organização internacional, sem fins lucrativos, formada por 25 jornalistas seniores de revistas sobre caminhões líderes em seus mercados. Eles compõem o jurado (cada um representando um país europeu, entre eles Oliver Willms, da Lastauto Omnibus, do Grupo Motorpress na Alemanha). O atual presidente do comitê é Gianenrico Griffini, da Vie&Transporti, da Itália).

Em razão da globalização e da forte presença das marcas europeias em mercados fora do Velho Continente, o comitê do ItoY resolveu criar uma nova categoria denominada Membro Associado. Essa categoria está sendo formada por jornalistas-chaves de países nos quais as marcas da Europa têm forte presença. Já são associados membros que representam China, Índia, África do Sul e Austrália. E, agora, o jornalista e diretor de redação da TRANSPORTE MUNDIAL foi eleito pelo comitê para representar o Brasil como membro associado do Truck of the Year. O Brasil é o maior mercado da Mercedes-Benz e da Scania, e o segundo da Volvo. Conta ainda com a presença de outras marcas europeias, como MAN, Iveco e a recém-chegada DAF. A Ford, apesar de ser de origem americana, também concorre ao prêmio por ter seus caminhões produzidos na Turquia. Entre as marcas presentes no Brasil, a Mercedes já venceu o prêmio oito vezes, a MAN sete, a Volvo seis, a Iveco quatro, a Scania quatro, a DAF quatro, e a Ford, uma.

O ItoY tem como principal missão o Truck of The Year, mas não só isso, existe também para um grande intercâmbio de informações entre todos os mercados representados na organização. O objetivo do ItoY ao eleger o melhor caminhão europeu lançado nos últimos 12 meses é destacar o veículo que mais contribuiu para o desenvolvimento do transporte nesse período, nos aspectos tecnológico, econômico, de segurança e ambiental.