A atual geração do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard começou a ser comercializado em agosto de 2015 e, em 2016, os clientes contrataram esse serviço para 2.300 caminhões. “Em 2017, nosso objetivo é obter novo crescimento, cerca de 40%”, estima Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente.

O executivo informa que mais de 5.000 caminhões circulam hoje pelas estradas brasileiras equipados com o FleetBoard e metade deles utiliza a atual geração do produto. 

Porém, muitos frotistas, por possuirem caminhões de outras marcas, ainda preferem trabalhar com sistemas independentes de marcas, pois os sistemas de fábricas são fechados. 

Módulo de fábrica

Todos os veículos das linhas Actros, Axor e Atego já saem de fábrica com o módulo e antenas montados. O sistema de telemática utiliza integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar gestão rna da frota e dos motoristas e também auxiliar na segurança do veículo e da carga, devido a suas funções de rastreamento e bloqueio.

“Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% nos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, destaca Silvio Renan.

Na avaliação de Silvio Renan, o mercado mudou muito e as empresas de transporte e logística estão vendo as ferramentas de gestão e os recursos de telemetria como aliados muito importantes para gerir suas frotas e seus motoristas.