Lançado em 2013 na Alemanha, a linha de caminhões pesados Arocs, totalmente atualizada e tropicalizada para o Brasil, chega ao mercado brasileiro e sul-americano, já com mais de 200 unidades comercializadas para mineradoras. O modelo é indicado para, além da mineração, para construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. Por enquanto, haverá apenas a configuração 8×4 basculante com PBT – peso bruto total – de 58 toneladas e CMT – capacidade máxima de tração. Na Europa, só para se ter ideia do potencial da família Arocs, há dezenas de variações, desde cavalo mecânico 4×2 até chassi rígido 8×8, e capacidade para até 250 toneladas de capacidade máxima de tração no Velho Continente.

Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, existem diversas possibilidades futuras para a família Arocs, mas no momento, o objetivo com o Arocs é atender os setores que eram atendidos pelo Actros 8×4 4844. “O segmento 6×4 é muito bem atendido pelo Axor”, acrescentou.

“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, ressalta Roberto Leoncini.

“Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes”, diz Roberto Leoncini. “Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também: as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas”.

Esse inédito caminhão extrapesado Mercedes-Benz, com cabina global da família Arocs, tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT. O modelo é preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

“Esse fantástico bruto para operações off-road chega ao País consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aqui, ele ganha uma série de características específicas para atender o Brasil e outros países com condições extremas de operação fora de estrada como as nossas, porque também será exportado, a partir do ano que vem, para a América Latina e outros continentes”.

 Motor, câmbio e suspensão

O Arocs chega ao mercado com o motor MB OM 460 LA de 13 litros, que oferece uma potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm.

Em harmonia com o câmbio automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas da última geração PowerShift 3, desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas e sem anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção. Este câmbio se caracteriza pela alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, o que resulta em mais praticidade e segurança nas partidas de rampa.

O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, tem capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.

A robustez do Arocs 8×4 também está presente em elementos como a embreagem bidisco de 440 mm, com torque máximo de até 3.300 Nm, solução consagrada na mineração. A espessura de cada disco é de 3 mm.

A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Já a suspensão traseira do Arocs conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura.

A cabine Arocs brasileira

Pelo fato de a cabine ser alta, na versão brasileira foi incluído um degrau extra flexível para a cabina. Entre as características externas da cabina incluem-se: espelho frontal, espelho de rampa, degrau móvel no sentido longitudinal e transversal, para-choque tripartido, tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, saída dos gases de escape pela lateral e talas de fixação da báscula no chassi.

Alguns itens da cabina são específicos para operações off-road: para-sol externo, caixa do espelho em cinza fosco, espelho de aproximação, tampa de acesso externo ao compartimento de ferramentas, degrau e corrimão de acesso à báscula (opcional), janela na parede traseira, cobertura dos degraus, para-choque com cantos em aço e protetores de faróis, pino para reboque, protetor do cárter, mosquiteiro na frente do radiador, isolamento de ruído e bandeja contra poeira no motor.

A cabina do Arocs tem as seguintes medidas internas: 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm. Em termos de equipamento: volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar-condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado, rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros).

Proteções ao ambiente severo

O Arocs vem equipado com faróis halógenos (baixo, alto e de neblina), DRL em LED, lanterna traseira em LED com aviso sonoro de marcha à ré, conjunto óptico de lâmpadas H7 long life para serviços pesados, grades de proteção contra impactos. O sistema elétrico conta com chicotes com tubos fechados projetados e testados para ambientes off-road.

Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), conta com os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm). A longarina tem espessura de 9 mm e vem com consoles para otimizar o processo de encarroçamento, com furação da longarina padronizada.

Pós-vendas

Com a chegada do Arocs, a Mercedes-Benz amplia ofertas de soluções focadas para operações fora de estrada. “Nosso objetivo é que o cliente alcance mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Onde quer que o cliente precise, nós, da fábrica e da rede de concessionários, estaremos ao seu lado para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road”. De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz irá oferecer aos clientes do Arocs a possibilidade de uma loja de peças in company e agregados em stand-by. “Outra grande novidade é o Truck OFF Center. Nós poderemos levar uma estrutura de peças e serviços do concessionário para dentro das instalações dos clientes, próximo de onde os caminhões irão operar. Isso é essencial em locais afastados, típicos da mineração, por exemplo”.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).