Sempre que estamos em março, temos que educar as pessoas sobre a importância do dia 8, escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher. Esta data não significa que os outros dias não são da mesma importância para mulheres. Significa, apenas, uma data para reflexão e evolução de equidade de gênero. Um dia para balanço.
E, como é um dia para balanço, separamos algumas iniciativas de diversas empresas que estão trabalhando pela inclusão da mulher no setor de transporte e logística.
ComJovem e Setcesp: Vez&Voz
A ComJovem (Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas), núcleo de São Paulo, foi a primeira comissão criada com o objetivo de capacitar futuros líderes para a gestão de seus negócios e representarem o setor nas entidades sindicais. Iniciado nos anos 90 e reativado em 2004 pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), o projeto ganhou força e se expandiu à nível nacional, chegando a 26 núcleos no Brasil atualmente.
Para Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Vez&Voz – movimento criado para valorizar o público feminino no TRC – o setor está no caminho certo para que as mulheres se sintam, cada vez mais, incluídas para desenvolver e assumir quaisquer atividades, funções e cargos dentro do segmento de transporte.
Selo Mobilidade Segura
Idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Selo Mobilidade Segura foi lançado na Intermodal 2023 durante a Conferência Nacional de Logística. Trata-se de um processo de análise sobre a integridade das operações, tendo como um dos valores, a inclusão da mulher no setor de transporte. A iniciativa é apoiada por empresas como a Raízen, Ipiranga e Transjordano. A Raízen e Transjordano são empresas que investem no treinamento no transporte por meio da Fabet e com forte apoio da inclusão das mulheres no setor. Vale lembrar que a Fabet foi a pioneira para criação de cursos voltados para a profissionalização das mulheres para o setor de transporte de cargas, desde a formação de condutoras até gestoras. Inclusive, há cursos com inscrições abertas. Confira no site da fundação: www.fabet.com.br. A Fabet conta com importantes parceiros para a inclusão da mulher, como o movimento “A Voz Delas”, criado pela Mercedes-Benz do Brasil.
JSL
Viação Garcia
A primeira mulher motorista de ônibus contratada pela Viação Garcia, de Londrina, foi Erlete Donda, a Lê, em 2013. A Lê se inspirou em sua mãe, Aurora, que dirigia caminhões e ônibus nos anos 1970. Este é apenas o ponto inicial do Grupo formado pela Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e LondriSul é o maior do setor de transporte rodoviário de passageiros do Sul do País. Mulheres interessadas na Viação Garcia Brasil Sul e LondriSul podem cadastrar os seus currículos neste endereço: https://www.viacaogarcia.com.br/trabalhe-con osco.html
Vale lembrar da Braspress, é outra pioneira na contratação de mulheres condutoras já com resultados positivos comprovados.
Stellantis
A presença feminina cresce também na indústria produtora de veículos. Apesar de alguns avanços, a igualdade de gênero ainda não é uma realidade no mundo corporativo. Segundo a Fundação Vanzolini, a promoção de espaços para o debate sobre os desafios da mulher em cargos de liderança é fundamental para chamar a atenção ao tema. Com esse propósito, na semana do Dia Internacional Mulher, na data de 7 de março, das 18h às 19h − em evento gratuito transmitido pelo Youtube −, a Fundação Vanzolini promove o debate “Liderança nas Organizações: um olhar feminino para o futuro”.
A convidada para o debate é Juliana Coelho − primeira mulher a assumir o cargo de head global do modo de produção da Stellantis (montadora de veículos que detém marcas como a Fiat, Jeep e Citroën), e contará com a participação da professora da Fundação Vanzolini e especialista em Liderança Feminina, Lilian Caires. Vale lembrar que a jovem engenheira sueca Karin Rådström, de 43 anos, deixou a Scania para assumir como executiva-chefe global da Mercedes-Benz Trucks. Leia a entrevista dela para a TRANSPORTE MUNDIAL neste link.
Ministério dos Transportes
O setor público não está de fora na promoção da igualdade de gênero com uma campanha de comunicação digital que mostrará a importância do papel das mulheres em todo o setor. Com o tema “A Segurança de Ser Quem Eu Sou”, o projeto, que durará o mês todo, inspirará e mostrar que todas as mulheres devem abraçar quem elas são e os caminhos que escolheram trilhar, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
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Além dos exemplos citados acima, há muitas outras iniciativas de empresas e entidades. Para mais informações sobre o tema, segue o portal TRANSPORTE MUNDIAL. Além de apoiarmos todas as iniciativas, sempre contamos com a participação de brilhantes jornalistas, como Daniela Giopato e Andrea Ramos, entre diversas outras que já passaram pela redação e estão em posições de destaque em outras empresas. O tema está presente no site o ano inteiro.