Muito interessante a mudança que vai ter no comando da Mercedes-Benz Trucks a partir do próximo dia 1º de fevereiro de 2021. E não é pelo fato de ser uma mulher que vai assumir a gestão global de uma das principais de caminhões, pois já estamos no Século XXI. É outra curiosidade. Qual a origem da executiva Karin Rådström?

da executiva Karin Rådström assume a Mercedes-Benz Trucks em 1 de fevereiro de 2021
A executiva Karin Rådström assume a Mercedes-Benz Trucks em 1 de fevereiro de 2021

A executiva que vai ocupar o cargo mais alto da Mercedes-Benz Trucks veio da Scania. Já vimos essa transferência de competência antes. Até meados de 2014, o executivo Roberto Leoncini era diretor-geral da Scania Brasil, quando deixou a casa sueca para assumir a função de vendas, marketing e pós-vendas da Mercedes-Benz no Brasil. De 2014 é indiscutível a relevância da marca alemã no segmento de caminhões acima de 45 toneladas de PBTC, um campo que era dominado pelas marcas suecas. 

Roberto Leoncini
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil

Vocação para da Mercedes-Benz Trucks

Natural da Suécia, Rådström começou na Scania como trainee em 2004 depois de seu mestrado de Engenharia em Gestão Industrial no Institute of Technology de Estocolmo. Desde 2007, ocupou vários cargos gerenciais em vendas e serviços, tendo sido chefe da operação de ônibus rodoviários e urbanos, bem como responsável pela organização do negócio de veículos conectados.

A executiva é a sucessora de Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks que se aposentou em outubro de 2020. Em 2017, durante uma visita à fábrica de São Bernardo do Campo (SP), TRANSPORTE MUNDIAL publicou, com exclusividade, uma entrevista com Buchner (link aqui).

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).