Nikola agrega recursos de automação ainda não disponíveis no mercado

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A Nikola Corporation vai utilizar um sistema de segurança ativa de última geração nos seus caminhões. A novidade chega em 2024. E vai equipar tanto os caminhões elétricos a bateria como a hidrogênio.

Para isso, a empresa selecionou o sistema PlusDrive. Desenvolvido pela Plus. A empresa é especializada em soluções de automação de veículos.

Funcionalidade do PlusDrive

O PlusDrive traz recursos que promovem a direção autônoma. Porém, mais segura em relação aos sistemas existentes. Todavia, do ponto de vista da eficiência, a tecnologia é avançada. Uma vez que coopera para maior autonomia de todos os sistemas do caminhão.

Sobre conforto, de acordo com a Nikola, há ganhos para o motorista. Afinal, o condutor terá mais a função de supervisionar o sistema do que dirigir.

Os recursos não se limitam à assistência ao motorista. Como manutenção de faixa ou frenagens de emergência automáticas. O PlusDrive também começa a ser responsável por manter o caminhão na faixa por todo o percurso. Assim como mudar de faixa conforme a leitura do tráfego, por exemplo.

A tecnologia vai moderar a velocidade ideal conforme o tráfego. Levando em conta a eficiência do ponto de vista de economia de energia. Bem como o aproveitamento da frenagem regenerativa. Tudo, com segurança.

Nikola agrega recursos de automação ainda não disponíveis no mercado
Nikola ainda mais autônomo chega em 2024

Com o PlusDrive, o Nikola TRE chegará com recursos de última geração de detecção de acidentes. Isso vai ocorrer por meio de câmeras que trabalham em conjunto com radares de curto alcance. 

Ademais, o bruto da Nikola terá condições de detectar obstáculos no meio da pista. Assim como pontos cegos nas vias. Em outras palavras, o caminhão contará com inteligência capaz de detectar o modo de condução de quem divide a via com o bruto. O que inclui motocicletas e pedestres. 

Para todos os ambientes

O sistema funciona tanto em rodovias como em áreas urbanas. Do mesmo modo em centros logísticos. Incluindo docas de carga. Ademais, ainda detecta a operação de carregamento de energia das baterias ou do hidrogênio. E todo esse movimento poderá ser gravado.

O Nikola PlusDrive passar por testes nas operações da PGT Trucking e Christenson Transportation. Os testes iniciam ainda neste ano. Mas de acordo com a Nikola, demais frotistas se interessam pelo sistema. Por causa disso, a fabricante vai promover algumas demonstrações em eventos de transporte nos Estados Unidos.