Por meio de sua marca Hyla, a Nikola Motors firmou acordo com a BayoTech. E vai iniciar o transporte de hidrogênio a postos norte-americanos.
A intenção é abastecer veículos elétricos movidos a célula de combustível. Dessa forma, para essa logística, a empresa vai usar caminhões Nikola movidos a hidrogênio.
Todavia, a marca de caminhões espera que o hidrogênio produzido pela BayoTech comece a ser entregue este ano. Ou seja, primeiro no Missouri. E, em 2024, no estado da Califórnia. Mas a intenção é estender essa rede.
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Seja como for, a Nikola planeja adquirir 10 reboques da BayoTech. Com isso, facilitar a distribuição do hidrogênio gasoso de alta pressão. Assim, partindo dos locais de produção, com destino os postos de abastecimento que já oferecem o combustível.
“A Nikola e a BayoTech se unem por um objetivo comum. O de fornecer acesso confiável ao hidrogênio em todos os Estados Unidos. O hidrogênio da BayoTech terá papel importante no apoio à adoção dos caminhões elétricos pesados”, diz Michael Lohscheller, presidente e CEO da Nikola Corporation.
Parceria
Do mesmo modo, nos próximos cinco anos, a BayoTech vai adquirir em média 50 caminhões a hidrogênio da Nikola. Nesse sentido, os primeiros 12 veículos já começam a ser entregues a partir deste ano. Com previsão de conclusão de entrega desse primeiro lote no ano que vem.
“Estamos orgulhosos em liderar no setor o compromisso de fornecer hidrogênio a clientes locais. Isso, justamente utilizando caminhões a célula de combustível. Ou seja, emissão zero em toda a operação”, afirma Mo Vargas, presidente e CEO da BayoTech.
Para Vargas, a parceria com a Nikola permite que a empresa possa acelerar a implantação da rede de hidrogênio. Do mesmo modo, estimular o crescimento do ecossistema de hidrogênio naquele país.