Ram Classic

Confirmada em agosto, a Ram Classic amplia a família de picapes do Grupo Stellantis e, como as versões lançadas anteriormente, começa com alto número de vendas já no primeiro dia. Foram 1.465 unidades comercializadas logo após o lançamento, realizado às 18h de ontem (quinta, 15).

“Como vem se tornando comum, temos mais um lançamento que supera as nossas expectativas”, afirma Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul. “A Ram Classic é a nova porta de entrada da marca no Brasil e representa outro passo no nosso processo de expansão no país.”

A vinda da nova picape confirma a previsão de que 2022 seja o melhor ano da Ram no Brasil. “A Ram Classic chegou com tudo para reforçar nossas vendas, que continuam superaquecidas e vão resultar em mais um ano recorde para a marca. Logo no primeiro dia consumimos todo o volume previsto para esse semestre, um sucesso fenomenal”, diz Everton Kurdejak, vice-presidente de Operações Comerciais da Ram para o Brasil.

Impulsionada pelo icônico motor HEMI® de 400 cv, a Ram Classic é a mais potente da categoria, ao lado da Ram 1500 Rebel. A picape traz uma longa lista de série como ar-condicionado digital de duas zonas, bancos elétricos com aquecimento e ventilação, central Uconnect de 8,4 polegadas (21,34 cm) com Apple CarPlay e Android Auto, rodas aro 20″ e som premium Alpine.

Nova Ford Ranger 

A nova geração da picape Ford Ranger foi apresentada mundialmente e chegará nos mercados da Europa e EUA em 2023, e depois, nos mercados do Hemisfério Sul, entre eles, o Brasil. No total, o modelo será comercializado em 180 países do mundo. 

Assim como ocorre com a Ranger atual, a nova picape a ser comercializada no Brasil será produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina. Com isso, a produção por lá só deve começar mais tarde, ainda em 2023, já que a Ford confirmou que a picape será produzida inicialmente na Tailândia e na África do Sul, no finalzinho de 2022.

Entre as picapes médias, a geração atual da Ford Ranger é a terceira mais vendida no Brasil, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 16.600 unidades emplacadas nos dez primeiros meses de 2021, atrás da Toyota Hilux (36.383) e Chevrolet S10 (29.726).

Novidades 

O visual traz muito de outras picapes da Ford, como a Maverick, recém-chegada ao Brasil, e a F-150, veículo mais vendido dos EUA e que pode ser lançado por aqui no ano que vem. A dianteira ficou mais alta, marcada por linhas mais retas. Os faróis em forma de grampo, como no Ford Bronco. O conjunto óptico traz, pela primeira vez, luzes de LED matriciais.

O destaque é a grande central multimídia, que pode ter tela vertical sensível ao toque de 10,1 ou 12 polegadas e o novo sistema operacional Sync 4. A Ford ainda aproveitou a troca de gerações para mover grande parte dos comandos do console central para a tela, como já ocorre nos carros da Tesla.

A Ford informou que a nova geração da picape média terá três opções de motores turbodiesel. Mas se limitou a dizer que eles serão um novo V6 3.0 e duas variações de um 2.0 de quatro cilindros em linha com uma ou duas turbinas.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).