A Scania acaba de apresentar um novo caminhão da linha XT, formada por modelos para operações fora de estrada. Trata-se do G 540 10×4 Heavy Tipper, um veículo vovcacional com robustez para operações na mineração e grandes obras de infraestrutura com um pacote de diferenciais.
O mercado de caminhões vocacionais, incluindo os 6×4 e 8×4 absorve menos de 2 mil unidades/ano no Brasil, porém é um nicho de bastante interesse para as montadoras, especialmente pelo alto valor dos veículos e o porte e vigor financeiro dos clientes deste segmento.
O Scania G 540 10×4 Heavy Tipper apresentado pela montadora carrega até 55 toneladas de carga líquida e se posiciona como o único produzido no País com essa configuração de tração, sendo ainda o terceiro eixo direcional com suspensão a ar posicionado à frente do eixo de tração.

Outro ponto de destaque do veículo está em suas características técnicas, as quais o colocam bem próximo dos caminhões articulados da “linha amarela”, os quais são veículos de alto valor e menor versatilidade, entre outros fatores.
”O G 540 10×4 Heavy Tipper é o produto com maior capacidade de carga do mercado, e também o que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela”, acrescenta Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil.
De acordo com Munhoz, o novo produto, assim como toda a linha de caminhões XT produzidos pela montadora, já nasce com DNA 100% para aplicação fora de estrada. “Todos os componentes do trem de força, eixos e tecnologias embarcadas, por exemplo, são fabricados pela Scania”, acrescentou.

O G 540 10×4 Heavy Tipper é uma evolução da versão 8×4 (com capacidade para 44 toneladas de carga líquida), e produzido com componentes ainda mais robustos dos que os demais veículos da linha XT. Outro destaque do novo 10×4 é o motor de 540cv de potência e 2.700 Nm de torque.
Munhoz frisou também que esse motor da nova geração (com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão), traz a vantagem de ser no mínimo 8% mais econômico do que a geração anterior no mínimo 8%.
Outro destaque do veículo é o Scania Zone, sistema que limita a velocidade conforme a região onde o veículo está trafegando. Essa tecnologia permite que se determine velocidades mais adequadas em diferentes pontos do canteiro de obras.
Tido pela Scania como um super-caminhão, o G 540 10×4 Heavy Tipper, foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada, composta por grandes obras como de infraestrutura como usinas hidrelétricas, por exemplo.
Para isso suas características técnicas incluem um pacote de itens adequados à operação a que se destina. O sistema de direção se tornou mais robusto e o sistema de freio ganhou reforço para proporcionar melhor desempenho de frenagem.
O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo off-road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R com maior resistência.
Esta caixa incorpora o lay shaft Brake, sistema de freio motor do eixo secundário, que garante trocas mais rápidas, seguras e suaves. Esta solução foi introduzida nas caixas Opticruise da nova geração de caminhões Scania lançada ao final de 2018.
Outro destaque está no sistema de frenagem do Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, o qual funciona quando o sistema não está acionado e proporciona economia de combustível.
Com potência de 4.100Nm, esse sistema aumenta a performance da frenagem sobretudo em baixas velocidades. Um dos benefícios, segundo a montadora, é a redução do desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente em condições de operação em descidas íngremes e muito acidentadas.
O G 540 Heavy Tipper não é a primeiro caminhão que a Scania lança no País com 10 pontos de apoio e 4 de tração. O último 10×4 da antiga geração foi entregue pela montadora em 2016 e atualmente existem cerca de 80 unidades operando em mineradoras.
O novo veículo pode sair de fábrica equipado opcionalmente com airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento). Outro item que pode ser adicionado é o bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas
O ano de 2020 deverá encerrar acima da média, pois existe forte tendência para o crescimento do mercado de caminhões vocacionais. De acordo com Afonso Mamede, presidente da Sobratema (associação que congrega empresas, entidade e profissionais da construção e mineração) as perspectivas para a construção pesada no Brasil são boas.
De acordo com ele, o setor apresentou alta de 62% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019 e há boas perspectivas para os próximos anos com investimentos em infraestrutura.
Neste cenário, a expectativa Silvio Munhoz é vender 200 G 540 10×4 até o final do ano, cujo valor é R$ 950 mil. “Há um clamor dos clientes, sobretudo porque o G 540 10×4 reduziu a distância entre a linha amarela e também porque desde 2016 a Scania não entrega mais o 10×4”, concluiu.