A Agrale e a Allison Transmission estão exportando 70 ônibus totalmente automáticos para o Chile. A fabricante gaúcha de veículos informou que as primeiras unidades no Brasil entrarão em operação assim que concluírem a homologação. As duas empresas firmaram essa parceria para realizar a exportação para o país andino.
A previsão é que a entrega dos ônibus se conclua até o final deste ano. Posteriormente, empresas em diferentes regiões do Chile utilizarão todos os veículos para o transporte urbano. A Andes Motor representará e distribuirá esses veículos no país.
Os 70 ônibus Agrale chassi MT 9000 LE (low entry) são equipados como motor traseiro Cummins 3.8 Euro 5 com 162 cv de potência. Além disso, a transmissão acoplada é a Allison T2100 xFE de seis velocidades.
Transmissões automáticas
Edson Ares Sixto Martins, Diretor de Vendas da Agrale S.A, destaca que as transmissões automáticas Allison exigem mínima manutenção. Ele explica que isso reduz o tempo de parada e os custos de manutenção.
Além disso, o executivo ressalta que a transmissão realiza cada troca de marcha automaticamente no momento ideal, permitindo que o condutor gerencie com precisão a velocidade e a eficiência do trabalho.
Ele também observa que as trocas automáticas e contínuas protegem toda a transmissão e a carga transportada, proporcionando uma condução suave e confortável.
Por fim, Edson lembra que essa não é a primeira vez que a Agrale e a Allison desenvolvem um projeto de ônibus urbano em parceria. Anteriormente, as empresas já haviam colaborado em outro modelo de ônibus com chassi Agrale MA 17 recebeu a transmissão Allison da Série 3000™ com retardador integrado.
Automático na Argentina
A fabricante afirma que o chassi MA 17, com motor dianteiro e transmissão totalmente automática, já é um sucesso na Argentina e está despertando interesse em outros mercados da América do Sul.
Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission, ressalta que as transmissões da empresa combinam a atuação do conversor de torque com os controles adaptativos de última geração.
Ele explica que essa combinação reduz os solavancos no trem de força do ônibus, resultando em uma aceleração mais rápida e em menor consumo de combustível para a frota.
Além disso, Ruggiero menciona que as transmissões automáticas da Allison são equipadas com um sistema de monitoramento eletrônico constante. Ele conclui que isso proporciona maior praticidade na verificação do nível do fluido lubrificante, simplifica a manutenção e evita paradas desnecessárias.
Por fim, as transmissões Allison são amplamente aplicadas em caminhões de distribuição, coleta de lixo, construção, incêndio e emergência, além de ônibus, motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (como em aplicações de energia, mineração e construção) e veículos de defesa, incluindo táticos com rodas e esteiras.