São formas de promover a redução do consumo de diesel, além das tecnologias do trem de força e do comportamento do motorista. Os caminhões, pelo tamanho e formato das cabines e dos implementos rodoviários por motivos óbvios (espaços a parte mecânica, carga e motorista), possuem formas que não são as ideias para reduzir a resistência do ar, ou seja, ter bom coeficiente de aerodinâmica (Cx). Para melhorar o Cx, é possível que existam os defletores de ar, que precisam ser construídos para cada formato de cabine, ou seja, para cada modelo de caminhão. Para os novos DAF XF e CF, a TRP, marca da Paccar Parts, acaba de novos defletores laterais e superior dos caminhões.

Segundo a Paccar Parts, os defletores promovem a redução de consumo de combustível de 1,5%, além de aumentarem a vida útil dos pneus. Os defletores TRP estão disponíveis nas versões Space, Super Space, Cegonheiro e Cegonheiro sem teto para o modelo de caminhão XF e as versões Space e Sleeper para o modelo CF. 

A utilização desse acessório proporciona a redução adicional sobre a eficiência energética dos motores PACCAR PX-7, MX-11 e MX-13, veículos que já são 8% mais eficientes do que os atuais produtos, e, com a instalação dos defletores, a economia pode chegar a 9,5%.

 “A redução do consumo de diesel pode ser ainda maior, dependendo do tamanho do defletor. Por exemplo, a cada acréscimo de 10 cm, há uma diminuição de consumo em 1,5%”, reforça Antenor Frasson Jr, diretor-geral da Paccar Parts.

Resistentes e tecnológicos, os novos defletores TRP são fabricados em plástico ABS, um polímero de engenharia super-resistente de acabamento premium. Além disso, eles possuem articulação no lado esquerdo, com instalação simplificada. O conjunto aerodinâmico ainda pode ser composto pelo Spoiler Dianteiro TRP com design desenvolvido para acompanhar as linhas dos caminhões DAF XF e DAF CF.

Saia lateral e rodas de alumínio

Os modelos da linha DAF ainda contam com novo item: a Saia lateral TRP, feita em plástico ABS, mais leve com acabamento premium, 50% mais leve que o produto em fibra, proteção térmica, sistema de basculamento e coxins antivibração.

Para completar o pacote, a empresa também oferece Rodas de Alumínio Forjadas TRP, sendo 50% mais leves que as rodas de aço e proporcionam um ganho de capacidade de carga de até 676 kg para o conjunto de nove eixos. O produto possui melhor dissipação de calor e proporciona maior durabilidade dos freios e pneus.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).