O segmento de caminhões pesados, formado na sua maioria por modelos com capacidade de carga a partir de 45 toneladas de PBTC, deixou a crise para trás já acumula crescimento de 5,8% nos primeiros noves meses em relação ao ano passado.
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O setor da economia que puxa este crescimento é o agronegócio, mas não é só ele. Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, a mineração, transporte de gases e líquidos, combustíveis e produtos frigoríficos são outros setores da economia que têm dado sinais de retomada e estão comprando caminhões. “O nível de consulta por parte dos clientes vem aumentando de forma consistente”, confirma ele.
Além do mercado de caminhões pesados registrar números positivos, este segmento é o maior e representa 35,9% do mercado, seguido pelos semipesados (27,8%), leves (22,8%), médios e semileves (7% cada). No ano passado, os pesados representavam 31,9% das vendas.
A marca que está tirando melhor proveito no segmento de pesados é a Mercedes-Benz, pois é a que mais têm conseguido crescer apesar de ter apenas dois modelos entre os 10 mais vendidos. As opções que o transportador tem de caminhões acima de 45 toneladas é gigantesca e a oferta oferecida pela marca da estrela também é grande.