Produção de caminhão retrai 28,6% entre janeiro e abril

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A produção de caminhão entre janeiro e abril foi de 31,8 mil unidades. Ou seja, retração de 28,6% quando se compara com o mesmo período em 2022, ano em que as montadoras fabricaram 44,5 mil produtos. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (8) pela Anfavea, entidade que representa os fabricantes automotores.

Seja como for, a retração ocorre por algumas razões. Desde janeiro, o Brasil virou a chave para as tecnologias de emissões Euro 6. Com isso, houve o aumento no preço dos veículos. Entretanto, o transportador “correu” para renovar a frota com caminhões Euro 5 que chegaram a ser até 30% mais baratos e que puderam ser vendidos até o dia 31 de março.

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Ademais, a queda na produção também tem relação com a alta dos juros que afasta o consumo. Nesse sentido, as exportações no período também caíram em 18%.

Por tudo isso, os fabricantes de caminhões e ônibus tiveram de ajustar a produção. Algumas marcas, inclusive, deram férias coletivas, reduziram turnos ou até pararam a produção por completo.

Euro 5 para Euro 6

“Diferentemente do que ocorreu em 2011, quando o País migrou para a Euro 5, desta vez o efeito pré-compra foi impactado pela falta de semicondutores e outros componentes, por isso a indústria não cresce em produção”, diz Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea.

Seja como for, de acordo Bonini, tudo o que foi comercializado este ano, apenas 12% dos caminhões eram equipados com motor Euro 6. Comparando com a média dos últimos anos, de acordo com a análise da Anfavea, essa média deveria ser de 40%.

Para ônibus os dados ainda são maiores. Ou seja, apenas 1,5% das vendas foram de veículos Euro 6. Enquanto o patamar deveria ser de 20%.

Produção de caminhão retrai 28,6% entre janeiro e abril
Fábricas se estruturam para a nova realidade de produção

Produção de caminhão no mês

Seja como for, todas essas adequações ocorreram no mês de abril. Com isso, quando se compara o mês a mês, no mês passado a queda na produção foi de 41,1% frente ao mês de março deste ano.

Ou seja, em abril, a indústria fabricou 7,3 mil caminhões. Enquanto que em março foram produzidas 12,3 mil unidades.

Do mesmo modo, quando se compara abril deste ano com o mesmo mês em 2022 há queda. Em outras palavras, em abril do ano passado a indústria fabricou 10,1 mil veículos comerciais.

De acordo com Bonini, para aumentar o volume de produção é preciso, junto com o Governo, motivar o mercado a consumir. Para isso, é necessário melhorar as linhas de crédito, reduzir taxas etc.

Ônibus

O setor de ônibus também está em baixa. Em abril, os fabricantes produziram 1.628 chassis. O que representa a queda de 16,9% em relação às 1.958 unidades feitas em março.

Comparando o mês passado com abril de 2022, o volume produzido foi muito próximo. Assim, a variação foi de apenas 0,2%, com 1.625 chassis produzidos.

Já no quadrimestre a produção reduziu frente ao ano passado. Assim, de janeiro a abril deste ano, a indústria produziu 5.643 ônibus. Retração de 23% sobre as 7.327 unidades em 2022.