A Quantron, fabricante de caminhões elétricos, acaba de entrar no mercado norte-americano. A marca apresentou seu modelo a célula de hidrogênio para atender aquele mercado. Nesse sentido, o caminhão pesado rodoviário (Classe 8) foi apresentado na feira “Advanced Clean Transportation Expo” da Califórnia, EUA.
O caminhão se adequa às demandas daquele Estado, que tem políticas agressivas de redução de emissões no transporte. Além disso, a Quantron ainda desenvolveu o caminhão com o capô avançado. Bem ao estilo norte-americano.
LEIA TAMBÉM: DAF inaugura sua fábrica de caminhões elétricos
Ademais, o veículo conta com peso bruto total (PBT) de 36 toneladas. Além de autonomia de 1.360 quilômetros.
De acordo com a Quantron, o reabastecimento leva entre 10 e 15 minutos. Ou seja, não perde nada para a versão diesel.
“Começamos a analisar o enorme potencial do hidrogênio no setor de transporte na América do Norte. Isso, depois de alcançar o sucesso na Europa”, diz Michael Perschke, CEO da Quantron AG.
Rede de abastecimento
Ao mesmo tempo, a Quantron anunciou parceria com a FirstElement Fuel para fornecer hidrogênio aos caminhões. O objetivo é oferecer aos clientes acesso à rede de hidrogênio. Além de fortalecer sua plataforma de serviços 360 graus para os proprietários de frotas. E prestando consultoria e informações sobre o que é necessário para converter a frota para hidrogênio.
Joel Ewanick, CEO da FirstElement Fuel, diz que o abastecimento de hidrogênio precisa ser confiável e simplificado. “Nesse sentido, a nossa rede fornecerá essa conveniência aos clientes da Quantron. As células de combustível desempenharão um papel importante no futuro dos caminhões de emissão zero. Por isso, estamos ansiosos para trabalhar com a Quantron”.