Roubo de cargas cai 17,7% em São Paulo

    170

    Conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o número de roubo de cargas caiu em São Paulo, bem como na região metropolitana. Nesse sentido, nos primeiros sete meses de 2023, o número de ocorrências na Grande São Paulo foi de 1.039. Ou seja, retração de 17,7% em relação ao mesmo período de 2022.

    Somente em julho, houve a diminuição de 36,3% nos roubos de cargas, com 116 ocorrências. Contudo, no mesmo mês do ano passado foram 182 roubos. Seja como for, apesar de os crimes terem sido reduzidos a prevenção é de grande valia.

    LEIA TAMBÉM: Mais praças de pedágio passam a aceitar pagamento com cartão

    Para o coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC&Logística a falta de uma legislação mais específica para punir receptadores contribui com as ocorrências desse tipo de crime. Por essa razão, os próprios caminhoneiros devem ficar atentos e realizar ações que dificultam as chances de serem roubados.

    Nesse sentido, o coronel alerta sobre a importância de seguir à risca o plano de gerenciamento de risco adotado pela a empresa a qual o motorista presta serviço. “Alguns profissionais querem fazer a sua própria rota. Ou mesmo parar em locais que às vezes estão mais suscetíveis a crimes. Por essa razão, o ideal é seguir o plano da empresa. As transportadoras geralmente realizam o monitoramento. E em qualquer eventualidade podem tomar com mais rapidez as devidas providências”, diz.

    Dicas para o caminhoneiro evitar o roubo de cargas

    Roubo de cargas cai 17,7% em São Paulo
    Evitar estradas ruins e pouco movimentadas ajudam a reduzir ameaça de roubo de cargas.

    Dessa forma, Souza traz algumas dicas de como evitar o roubo de carga antes mesmo de seguir viagem. A primeira atenção é com o caminhão. Ou seja, esteja com a manutenção do veículo e dia. Afinal, em caso de pane, o veículo poderá parar na estrada. Aumentando as chances de ocorrências.

    Verifique com a empresa, a qual está prestando o serviço o local de entrega da carga. Isso porque com a contração de frete online, muitas vezes o motorista não conhece quem está do outro lado da tela. Tampouco o local marcado para a entrega da mercadoria. Por essa razão é bom se certificar que o endereço existe. E se o local é apropriado para carga e descarga de mercadorias.

    Além disso, estabeleça uma rota segura para seguir viagem. Por exemplo, se o caminho for mais curto, porém, com altos índices de roubo de cargas, evite. Prefira o percurso mais seguro. Ainda evite estradas de pavimentação ruim, quando possível. Porque terá de rodar em menor velocidade, o que pode facilitar ações de criminosos. Do mesmo modo, opte por locais de descanso com segurança e bem iluminado. E evite viajar a noite.

    Ademais, atualmente há aplicativos que levam ao endereço correto. Dessa forma, o motorista pode evitar chapas. Porém, certifique-se de estar indo pela rota mais segura. Sobretudo dentro das cidades. Geralmente, esses apps oferecem opções de rotas. E algumas podem passar por regiões onde há alto índice de ocorrência de roubos e carga.

    Por fim, viaje com o tanque do caminhão sempre cheio. No caso de alguém sinalizar problemas em seu caminhão, não pare. Siga até um local seguro para verificar se a informação procede.