Scania anuncia venda de 100 caminhões abastecidos com biodiesel

364

A Scania anunciou a venda de 100 caminhões abastecidos com biodiesel 100% (B100). Trata-se das primeiras unidades do modelo 500 R 6×4 abastecidas com biodiesel e estão previstas para serem entregues ao cliente partir de maio de 2024.

R 500 super 2 scaled
Os 100 caminhões Scania R 500 Super 6×4 começam a ser entregues à Maggi em maio de 2024

O cliente é a Amaggi,https://www.amaggi.com.br/ empresa com atuação no agro, logística e operações entre outras áreas de negócio. A compra inclui mais 250 unidades do Scania Super 560 R 6×4 abastecidos com diesel normal. O início da entrega desse modelo não foi anunciado pela montadora.

Compra de caminhões 100% abastecidos a biodiesel é histórica

O investimento na compra de 100 caminhões 100% abastecidos a biodiesel ocorreu após longo período de testes e os veículos homologados prontos para rodar. Com a aquisição, a Amaggi terá maior frota do agronegócio movida a diesel B100% proveniente de sua própria fábrica, localizada em Lucas do Rio Verde/MT.

“Olhamos para o futuro, com a ampliação não só da frota rodoviária movida a B100, mas também com a extensão do uso desse combustível para frota fluvial, de tratores e outros maquinários agrícolas, que há anos já vem sendo testados pela Amaggi”, disse Judiney Carvalho, CEO da empresa.

Judney Carvalho CEO da Executivo da Amaggi
Judiney Carvalho, CEO da Amaggi

Ainda de acordo com o executivo, a empresa vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do arco norte. “Entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, complementou.

Frota própria da Amaggi conta atualmente com 700 caminhões e deve encerrar o próximo ano com 1.100 unidades.

Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou que o negócio com a Amaggi é uma grande compra histórica, pois se trata da primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica.

A Scania desenvolve há anos caminhões para rodar com biodiesel 100%. Em 2017, a unidade  da montadora na Argentina concluiu testes com o primeiro caminhão P 250 coletor de resíduos 100% movido a biodiesel. https://transportemundial.com.br/scania-p250-biodiesel/.

De acordo com os resultados divulgados, comparado ao modelo convencional, o veículo de testes reduziu em 80% as emissões de gases poluentes, enquanto as emissões de dióxido de enxofre foram zeradas. 

Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria Amaggi. Os testes foram satisfatórios e o veículo está plenamente preparado para receber o combustível”, afirmou Montagna.

Usina B100
Usina da Amaggi, em Lucas do Rio Verde tem capacidade para produzir  368 m³ mil  de biodiesel por ano

A negociação dos 350 caminhões Scania foi intermediada pela Rota Oeste Veículos. A concessionária será também a responsável pelo suporte diário para as operações do cliente.  “A parceria com a Amaggi vai além dos negócios, é uma jornada rumo ao futuro do agronegócio sustentável”, diz Paulo Burjaili, diretor de Vendas da Rota Oeste.

Combustível produzido a partir de fontes renováveis

Biodegradável e sustentável, o biodiesel é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis; no caso da Amaggi, do óleo de soja. A unidade opera uma esmagadora de grãos com capacidade estimada de produzir 368 mil m³ de biodiesel por ano. O uso do biodiesel está associado à redução de emissão de gases de efeito estufa, quando comparado ao uso de combustíveis fósseis, como óleo diesel e gasolina.