Em parceria com a empresa Cliba, o concessionário Baisur Motor, a Scania Argentina concluiu com êxito, nas palavras da marca, os testes com o primeiro caminhão P 250 coletor de resíduos 100% movido a biodiesel no país vizinho. De acordo com os resultados divulgados, comparado ao modelo convencional, o veículo de testes reduziu em 80% as emissões de gases poluentes, enquanto as emissões de dióxido de enxofre foram zeradas.
Fornecedora do caminhão para a Cliba, a Scania ofereceu apoio técnico a operação e acompanhamento dos resultados preliminares e finais, por meio de ensaios de laboratório.
“Para realizar uma avaliação correta, se compararam dois caminhões idênticos, um movido a diesel comercial e outro a 100% Biodiesel. Durante os testes, se controlou a qualidade dos óleos lubrificantes, filtros, injetores e limpeza dos tanques e, após um ano, o desmonte do motor. Após essas etapas, foi constatada que ele continuava em perfeitas condições mecânicas e limpeza interior”, explica o gerente de engenharia de ventas, Guillermo Hughes.
O executivo também destacou que o caminho da sustentabilidade é um desafio no qual a empresa busca estabelecer padrões globais, e que a Argentina não é uma excessão a essa filosofia de trabalho.