Cresce entre as fabricantes automotivas a utilização de compósitos (polímeros e fibras reforçadas) para reduzir o peso das estruturas usadas em caminhões e ônibus. Segundo pesquisa realizada entre a Scania e o KTH Royal (Instituto de Tecnologia de Estocolmo), o peso de um chassi pode ser reduzido em até 40% com este tipo de material.
“Nossos estudos mostram que a redução de peso de até 40% pode ser obtida se as peças principais de suporte de carga forem substituídas por materiais mais leves,” afirma um executivo da empresa.
Com menor peso das estruturas, os veículos que empregam estes materiais podem carregar mais carga, Uma vantagem dos compósitos é o desgaste dos materiais, que não enferruja como nas estruturas de metal. Além disso, os compósitos permitem que se crie estruturas maiores e, com menos artiulações, o peso fica ainda menor.
Ainda de acordo com executivos da marca, os veículos do amanhã serão feitos a partir de um maior mix desses materiais, com foco na função e peso. Isso cria novas oportunidades e possibilidades nos processos de design, construção e produção.