Os investimentos previstos para a área de construção civil são de R$ 242,58 bilhões até 2022, segundo o Ministério da Infraestrutura, fato que tem gerado o crescimento das vendas de equipamentos, o que inclui caminhões. Para atender o segmento de mineração, a Scania lançou o G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper para competir com os caminhões da linha amarela.

G 540 10×4/6 tem capacidade de carga útil de 55 toneladas

Muitas mineradoras têm preferido eles por terem menores despesas operacionais e menor investimento de capital, além da melhor versatilidade. Veja o comparativo:Apenas a título de comparação, já que o setor de mineração utiliza muitos caminhões 8×4, pesquisamos na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) o preço dos caminhões desta categoria para que se possa calcular o custo da tonelada a mais transportada pelo 10×4:

 

Scania G 540

Randon RD430Me

Volvo A60H

Motor

Potência de 540 cv e torque de 2.700 Nm

Potência de 350 cv e torque de 1.675 Nm

Potência 639 cv e torque de 2.960 Nm

Capacidade de carga útil (kg)

55.000

30.000

29.000

Capacidade m²

30 (dependendo da densidade da carga)

Não informado

17,8

Peso Bruto

69.000

Não informado

52.200

Vel. Máxima (km/h)

70

 

55

Preço (R$)

950.000

Sob consulta

Sob consulta

Modelo

Preço (R$)

Capacidade (kg)

Investimento/por tonelada de capacidade de carga útil (R$)

Scania G 540 10×4 (como referência)

950.000 (preço fornecido pelo fabricante)

55.000

17.272

 

Scania G 500 8×4 (a Fipe não tem cotação para o G 540)

734.744 (valor pesquisa Fipe)

40.000

18.368

 

Volvo FMX 540 8×4

698.262 (valor pesquisa Fipe)

41.000 (média – varia conforme a configuração de eixos)

17.030

 

Volvo A60H é o modelo de maior capacidade de carga útil da carga

Em breve, vamos atualizar com outras modelos assim que recebermos informações dos fabricantes Mercedes-Benz e Volkswagen, pois os preços acima são da Fipe, exceto do 10×4 da Scania que tivemos o preço informado pelo fabricante. Sobre a diferença de preços entre fabricante e Fipe é que o primeiro é para o início da negociação e o segundo a média do valor real praticado.

Vale lembrar que os valores acima são do investimento inicial. O TCO (total preço da operação) é uma planilha ampla que inclui consumo de diesel (depende mais do treinamento dado ao motorista), horas ou quilômetros de uso no ano, custo de manutenção, rapidez na manutenção etc., e o valor de revenda.

Randon
Randon RD430Me

Atualmente, o Scania G 540 é o único caminhão 10×4 disponível no mercado, no entanto, podemos considerar que há opções por encomenda e sob consulta da Volvo e Volkswagen.

A geração anterior da Scania chegou a ter esta configuração com cinco eixos entre 2007 e um pouco antes da chegada da nova geração. O modelo pode traz as mesmas inovações dos outros modelos da marca e vantagens significativas sobre a linha amarela.

Segundo Emilio Fontanello, engenheiro de pré-vendas da Scania no Brasil, o desempenho em termos de velocidade, é igual a ao G 500 8×4 (isso explica a maior potência para compensar o maior peso) e, dentro da faixa verde rotação, ele pode chegar a 46 km/h, mas, se necessário (em Minas Gerais, por exemplo há transferência de minérios entre sites que os caminhões precisam percorrer distâncias maiores e em piso bom), o G 540 10×4 pode chegar até 70 km/h com rotação a 1.900 rpm.

Caminhões customizados

Em outra ocasião, em uma entrevista concedida à TRANSPORTE MUNDIAL em junho desde ano, o diretor de vendas da Scania Brasil, Silvio Munhoz, disse que o aprendizado com a pandemia irá beneficiar os clientes, pois as reuniões sobre assuntos burocráticos com os concessionários da marca passaram a ser e continuarão sendo por ferramentas de comunicação on-line e isso deixam os gerentes de pré-vendas, geralmente engenheiros, com mais tempo para solucionar as necessidades dos clientes.

O modelo 10×4 ainda não está no Configurator (configurador) no site da marca, no entanto, é uma experiência interessante configurar um caminhão lá para ter noção da ampla possibilidade de montar um caminhão. Logicamente, ali é um início para definir o melhor modelo para uma operação e conforme o bolso (o sistema não dá o preço nos sistemas “monte seu carro” dos fabricantes de automóveis). Por isso, a Scania possui um time de profissionais para ajudar na customização do melhor modelo possível para uma determinada operação.

Leia mais sobre o G 540 10×4 na reportagem do jornalista João Geraldo.

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).