Os investimentos previstos para a área de construção civil são de R$ 242,58 bilhões até 2022, segundo o Ministério da Infraestrutura, fato que tem gerado o crescimento das vendas de equipamentos, o que inclui caminhões. Para atender o segmento de mineração, a Scania lançou o G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper para competir com os caminhões da linha amarela.
Muitas mineradoras têm preferido eles por terem menores despesas operacionais e menor investimento de capital, além da melhor versatilidade. Veja o comparativo:Apenas a título de comparação, já que o setor de mineração utiliza muitos caminhões 8×4, pesquisamos na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) o preço dos caminhões desta categoria para que se possa calcular o custo da tonelada a mais transportada pelo 10×4:
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Scania G 540 |
Randon RD430Me |
Volvo A60H |
Motor |
Potência de 540 cv e torque de 2.700 Nm |
Potência de 350 cv e torque de 1.675 Nm |
Potência 639 cv e torque de 2.960 Nm |
Capacidade de carga útil (kg) |
55.000 |
30.000 |
29.000 |
Capacidade m² |
30 (dependendo da densidade da carga) |
Não informado |
17,8 |
Peso Bruto |
69.000 |
Não informado |
52.200 |
Vel. Máxima (km/h) |
70 |
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55 |
Preço (R$) |
950.000 |
Sob consulta |
Sob consulta |
Modelo |
Preço (R$) |
Capacidade (kg) |
Investimento/por tonelada de capacidade de carga útil (R$) |
Scania G 540 10×4 (como referência) |
950.000 (preço fornecido pelo fabricante) |
55.000 |
17.272
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Scania G 500 8×4 (a Fipe não tem cotação para o G 540) |
734.744 (valor pesquisa Fipe) |
40.000 |
18.368
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Volvo FMX 540 8×4 |
698.262 (valor pesquisa Fipe) |
41.000 (média – varia conforme a configuração de eixos) |
17.030 |
Em breve, vamos atualizar com outras modelos assim que recebermos informações dos fabricantes Mercedes-Benz e Volkswagen, pois os preços acima são da Fipe, exceto do 10×4 da Scania que tivemos o preço informado pelo fabricante. Sobre a diferença de preços entre fabricante e Fipe é que o primeiro é para o início da negociação e o segundo a média do valor real praticado.
Vale lembrar que os valores acima são do investimento inicial. O TCO (total preço da operação) é uma planilha ampla que inclui consumo de diesel (depende mais do treinamento dado ao motorista), horas ou quilômetros de uso no ano, custo de manutenção, rapidez na manutenção etc., e o valor de revenda.
Atualmente, o Scania G 540 é o único caminhão 10×4 disponível no mercado, no entanto, podemos considerar que há opções por encomenda e sob consulta da Volvo e Volkswagen.
A geração anterior da Scania chegou a ter esta configuração com cinco eixos entre 2007 e um pouco antes da chegada da nova geração. O modelo pode traz as mesmas inovações dos outros modelos da marca e vantagens significativas sobre a linha amarela.
Segundo Emilio Fontanello, engenheiro de pré-vendas da Scania no Brasil, o desempenho em termos de velocidade, é igual a ao G 500 8×4 (isso explica a maior potência para compensar o maior peso) e, dentro da faixa verde rotação, ele pode chegar a 46 km/h, mas, se necessário (em Minas Gerais, por exemplo há transferência de minérios entre sites que os caminhões precisam percorrer distâncias maiores e em piso bom), o G 540 10×4 pode chegar até 70 km/h com rotação a 1.900 rpm.
Caminhões customizados
Em outra ocasião, em uma entrevista concedida à TRANSPORTE MUNDIAL em junho desde ano, o diretor de vendas da Scania Brasil, Silvio Munhoz, disse que o aprendizado com a pandemia irá beneficiar os clientes, pois as reuniões sobre assuntos burocráticos com os concessionários da marca passaram a ser e continuarão sendo por ferramentas de comunicação on-line e isso deixam os gerentes de pré-vendas, geralmente engenheiros, com mais tempo para solucionar as necessidades dos clientes.
O modelo 10×4 ainda não está no Configurator (configurador) no site da marca, no entanto, é uma experiência interessante configurar um caminhão lá para ter noção da ampla possibilidade de montar um caminhão. Logicamente, ali é um início para definir o melhor modelo para uma operação e conforme o bolso (o sistema não dá o preço nos sistemas “monte seu carro” dos fabricantes de automóveis). Por isso, a Scania possui um time de profissionais para ajudar na customização do melhor modelo possível para uma determinada operação.
Leia mais sobre o G 540 10×4 na reportagem do jornalista João Geraldo.