A Scania acaba de fazer dois anúncios dentro do conceito de descarbonização e que reforça o compromisso da montadora de disponibilizar para o mercado alternativas para contribuir para um transporte mais eficiente e sustentável. O primeiro foi a chegada do X-Gás, caminhão movido a gás natural com autonomia de 900 km e o segundo anúncio foi a ampliação da opção de motor de 460 cv, que deve chegar ao logo de 2024. Já os veículos X-Gás de 410 cv, conforme explica Marcelo Gallo, diretor de desenvolvimento de novos negócios, estarão disponíveis para compra a partir do último trimestre de 2023.
“Desde o lançamento da linha movida a gás, ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. Outra solicitação era uma opção para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano”, comenta Gallao.
Configuração do Scania X-Gás
O Scania X-Gás é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm. A distância entre eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado.
O Scania X-Gás é equipado com oito cílindros com capacidade de 118l e outros oito de 95l. O volume total é de 406 metros cúbicos de gás, o que permite a autonomia de 900 km. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8×2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
Desde 2019 já foram comercializados 700 caminhões a gás.
Confira também
Scania Pro: conectividade, planos flexíveis e capacitação do motorista