Desde novembro último tornou-se obrigatório, na Alemanha, o uso do ABA (Activ Brake Assist) para todos os caminhões. A informação foi dada por Joerg Radtke, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, durante o evento Tech Day, realizado em Piracicaba, São Paulo.
Na ocasião, o executivo disse que naquele país todas as montadoras agora são obrigadas por lei a incorporar esse recurso, antes oferecido ao mercado pela Mercedes-Benz como opcional. E a razão é simples: reduzir drasticamente os índices de acidentes com mortes nas rodovias alemãs, com ferramentas tecnológicas que aliviem as responsabilidades da tarefa de dirigir dos motoristas. “Os prejuízos com acidentes fatais são bastante grandes em todos os países e o Brasil já é o quinto nesse ranking”, afirma Radtke. Por isso, relembrar o mercado que já há tecnologia disponível para esse fim no país, dentro do pacote de segurança “Intelligent Drive” da empresa, é importante.
“O Actros é o Classe S dos nossos caminhões”, diz o executivo, comparando o caminhão pesado da marca com o top de linha da família de automóveis. No Brasil já foram comercializadas 500 unidades com esse pacote, desde o lançamento do modelo no país. A questão é que os recursos de frenagem e segurança são opcionais, comercializados a um custo de R$ 20 mil. Para Radtke, a utilização combinada de diversos sistemas inteligentes traz muitos benefícios ao operador que tem Actros com “Intelligence Drive” em sua frota. “E não é só em termos de proteção do motorista, da carga, e do caminhão, mas também dos demais veículos e usuários da estrada. O sistema também reduz os custos operacionais, devido a uma maior disponibilidade para o transporte, durabilidade dos sistemas de freios, maior velocidade média operacional e menor consumo de combustível”, destaca.
O Pacote Segurança disponível para os modelos Actros 2651 (6×4); 2646 (6×4) e 2546 (6×2) – e só para eles por enquanto –, inclui o Pacote Segurança, que pode ser programado em todas as versões, inclui os exclusivos Assistente Ativo de Frenagem, Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem e Controle de Proximidade, como também Retarder. Além disso, o pesado também é equipado, de série, com bloqueio de deslocamento para partidas em rampa, exclusivo freio-motor Top Brake da Mercedes-Benz, freio a tambor (a disco, opcional) e freio eletrônico EBS com EBD, ABS e ASR.
NOVIDADES PARA 2016
No próximo ano, a Mercedes-Benz se prepara para atualizar toda a tecnologia aplicada em sua família de caminhões, desde os mais leves aos pesados e de quebra modernizar o interior da cabine dos modelos. Tudo em prol de uma melhor funcionalidade e da melhoria contínua das ferramentas disponíveis. Radtke afirma que os recursos eletrônicos dos caminhões necessitam de atualização de tempos em tempos, pois já há uma evolução em curso nesse campo.
As tecnologias aplicadas aos caminhões já têm 10 anos, então está na hora de atualizar os modelos com ferramentas mais modernas. “O objetivo é aprimorar as soluções existentes, torná-las mais eficientes em resposta a cada nova demanda do mercado, atendendo as necessidades dos meios de transporte de carga e de passageiros”. Sem maiores detalhes, Radtke diz: “O ponto alto da mudança interna das cabines é a ergonomia. Tudo para facilitar a movimentação do motorista no cockpit”, antecipa.