Streamline: descubra o que abrange o conceito da Scania

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Seguindo a série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL, você confere o lançamento do conceito Streamline, da Scania, no Brasil. A chegada do conceito foi tema de reportagem na edição 122 da revista. Confira matéria da época:


Quando a concorrência pensa que alcançou a Scania, a fabricante sueca surpreende e chega com novidades para se manter um degrau acima. Não bastasse o acerto com a sua linha Euro 5 e, consequentemente, a liderança do segmento de pesados (34% de participação, seguida da Volvo com 26%, e da Mercedes-Benz, com 19%), a Scania acaba de lançar a gama de modelos Streamline, recentemente renovada na Europa (veja reportagem na edição 120 da Transporte Mundial) e agora disponível aos transportadores brasileiros.

O conceito dos caminhões rodoviários Streamline existe no Velho Continente desde 1991, mas é a primeira vez que será vendido no Brasil, já a partir deste mês. Os modelos chegam para completar a família de produtos Scania e se aplicam apenas aos rodoviários.

O conceito Streamline abrange um conjunto de modificações aerodinâmicas na cabine, melhorias do trem de força e de tecnologias embarcadas, sempre com o foco na maior economia de combustível e na produvidade do motorista, mas sem perder a ênfase na melhor performance em velocidade média possível. A fabricante informa que a economia de combustível chega a 4%.

O Scania Streamline conta com a cabine G (com motor 360 cv ou 400 cv), R e R Highline (400 cv, 440 cv, 480 cv, 560 cv ou 620 cv), nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 6×4. A principal diferença da cabine com o conceito Streamline em relação aos modelos Scania já conhecidos está nas melhorias aerodinâmicas da cabine elaboradas em estudos feitos em túnel de vento para melhorar o fluxo de ar na frente e nas laterais do caminhão. Além de mudanças na grade frontal e no quebra-sol, os cantos da cabine foram suavizados para diminuir a resistência do ar e o ruído.

As aletas laterais da cabine convencional saem de cena para dar lugar a um novo defletor mais aerodinâmico incorporado à grade acima dos faróis. Essa nova peça também aproveita a passagem do ar para gerar um efeito redemoinho que elimina a possibilidade de acúmulo de sujeira nas portas e maçanetas. O novo quebra-sol ganhou linhas que ajudam a refinar o controle do fluxo de ar no choque com o teto durante a viagem. A sacada da Scania foi abrir as extremidades para permitir que o ar escape pelos lados da cabine, reduzindo o ruído. O uso de defletores bem ajustados pode significar uma economia superior a 4% no consumo de diesel.

STREAMLINE 2013

O para-choque, que passa a contar com luzes diurnas de LED, foi rebaixado e está mais junto aos degraus para controlar melhor a saída do ar por debaixo da composição. O eixo traseiro R885 agora passa a tracionar 78 t em vez das 66 t e modificações no sistema de suspensão a ar aumentaram o intervalo de manutenção em 25%. O ajuste pneumático conta com novas válvulas, sensores e dois botões de memória no controle remoto eletrônico da suspensão.

OPTICRUISE E ECOCRUISE
Dois equipamentos de série da família Streamline vão trabalhar em conjunto para aumentar ainda mais a eficiência do caminhão. Trata-se do câmbio automatizado Opticruise, que estreia a sua quarta geração (não existirá opção de câmbio manual) e o novo piloto automático inteligente Ecocruise. Esse piloto, na Europa, funciona guiado por mapas topográficos das rodovias, o que não existe no Brasil. Mesmo assim, a Scania conseguiu fazer com que o Ecocruise funcione de forma mais inteligente do que um piloto automático tradicional, sempre trabalhando em sintonia com o câmbio automatizado.

O novo Opticruise ganhou um software mais inteligente, capaz de escolher a marcha a ser utilizada em cada situação conforme a análise da topografia (uso de inclinômetro em vez do mapa topográfico do GPS), do comportamento do motorista,  do peso da carga (calculada conforme a potência jogada nas rodas pelo motor) e do tipo de implemento.

Nesta quarta geração do Opticruise, foi acrescido mais um modo de condução aos três já existentes: o econômico, que desabilita o kickdown (acionamento de aceleração rápida) e a possibilidade de trocas manuais de marcha, priviligiando as trocas automáticas em baixa rotação e aproveita ao máximo a inércia do caminhão. Os outros três modelos são padrão (combina potência e economia), potência (alcança o máximo desempenho do motor) e off road (permite ao propulsor girar em rotações mais amplas) e não estão disponíveis nos caminhões rodoviários, assim como o econômico não se aplica aos caminhões fora de estrada.

A linha Scania Streamline estreia também um novo conceito de vendas de pacotes de opcionais, todos eles sempre com o novo computador de bordo com tela de 6,5” e rádio com GPS, conexão Bluetooth, entradas USB, auxiliar e SD-Card. O pacote Segurança inclui Retarder (freio motor hidráulico), ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade, que atua na correção de trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito rápidas ou no desvio brusco de rodas), Hill-hold (função que, na subida, mantém o freio auxiliar em ação para que o caminhão não volte entre o tempo que o motorista troca o pé do pedal de freio para o acelerador), bafômetro (permite a partida do motor somente depois de o motorista fazer o teste e não haver teor alcoólico no ar expelido), medidor de pressão dos pneus e airbag do motorista.
O pacote Motorista conta com novo computador de bordo com tela de 6,5”, assento de veludo, geladeira e rádio com GPS. O terceiro pacote é exclusivo para os modelos com motor de 13 litros V8 (560 cv e 620 cv) e inclui bancos, tapetes e volante de couro, novo computador de bordo, faróis de xenônio e rádio com GPS. E, por último, o pacote Estilo, que inclui novos assentos, volante e acabamento das portas de couro e faróis de xenônio. Ar-condicionado e freios ABS são equipamentos de série para todas as versões.

Os motores dos modelos Streamline vão sair de fábrica com óleo sintético, que passa a ter os intervalos de troca ampliados de 20 mil (quando com óleo mineral) para 40 mil, gerando uma economia por km rodado de até 20%, além de aumentar a vida útil dos componentes do motor.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).