O CEO da Scania, Christian Levin, concedeu entrevista para o site de uma das mais importantes revistas suecas, a SvD para qual contou os planos da empresa para o futuro, principalmente, para a China. Ele fala da importância que está sendo investir em uma fábrica própria na China para evitar o roubo de tecnologias da empresa. A entrevista foi feita pelo jornalista Tomas Augustsson, e a foto pelo fotógrafo Magnus Hjalmarson Neideman. 

“O livre comércio não está realmente em voga agora. É perceptível em todos os tipos de deveres punitivos, sanções e guerras comerciais que afetam as empresas em todo o mundo. Piorou em alguns anos e para muitas empresas foi um duro despertar. Agora temos que nos adaptar a isso”, disse Christian Levin. 

“Através do estabelecimento (nova fábrica na China), a Scania também está dando um grande passo em um dos maiores mercados de caminhões do mundo, onde os fabricantes ocidentais hoje são apenas pequenos ‘players’ com 1 ou 2% do mercado. Na prática, é uma nova terceira perna que está tomando forma na Scania. Cobrirá as entregas de caminhões para a China/Leste da Ásia. A Scania sofre de incapacidade há quatro ou cinco anos. Precisávamos construir um novo lugar e tivemos que escolher entre a Europa e a América Latina, onde já somos fortes ou na Ásia, onde somos pequenos e fracos”, acrescentou o executivo.  A entrevista completa está no site www.svd.se

Leia mais sobre a Scania

Scania oferece 117 bolsas de estudos para jovens fazerem cursos no Senai

A doação de bolsas de estudos não é novidade em alguns países. São ex-alunos de instituições educacionais que fazem isso por diferentes razões, mas também por sentimento de gratidão e solidariedade. Já é uma cultura antiga nos EUA e a Universidade de Harvard é o exemplo mais citado e, felizmente, essa cultura ganha força no Brasil. Muitos desses ex-alunos chegam em cargos executivos com poder de decisão em grandes empresas e podem influenciar outras pessoas para que seja uma política da própria empresa, que será beneficiada com a melhoria da mão de obra. Os exemplos mais recentes vem do Senai, que fez uma parceria com a Scania para doação de bolsas de estudos, e das empresas Ambev, Magalu (Magazine Luiza), Movimento A Voz Delas (Mercedes-Benz), Vale do Tibagi (transportadora), Movimento Vez e Voz (Setcesp), Coopercarga, TransJordano, TransBrotense, Cordenonsi Transporte Internacional e Grupo Imediato (transportadora), que vão doar bolsas para a profissionalização de mulheres por meio do Curso Formação de Mulheres para o Transporte de Carga, uma iniciativa da FABET.

Sobre o curso Formação de Mulheres, veja matéria no final deste artigo. No caso do Senai, a parceria da Scania Latin America foi por meio do Programa Emprega Mais, do Ministério da Economia. Pela iniciativa, a fabricante sueca distribui 117 bolsas de estudo 100% gratuitas para cursos realizados pelo Senai durante o ano de 2022. As vagas são destinadas aos jovens (para homens e mulheres) com mais de 16 anos de idade, interessados em fazer um dos cursos oferecidos pelo Senai nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. “O objetivo é termos uma atenção maior para o público que vive algum tipo de vulnerabilidade e que, normalmente, carece de oportunidades”, diz Danilo Rocha, vice-presidente de Pessoas e Cultura (RH) da Scania Latin America.

A inscrição está aberta e segue até o dia 20 de março. Os interessados devem preencher um formulário de solicitação de interesse para o Programa Emprega Mais (link aqui), bem como indicar o local, horário disponível para estudo e áreas de preferência. As bolsas de estudo serão disponibilizadas para as primeiras pessoas inscritas, conforme ordem de chegada, que estejam desempregadas e atendam aos demais critérios do programa. Além disso, será levado em consideração, no momento da disponibilização das bolsas, a combinação das preferências indicadas no formulário e os cursos disponíveis naquele momento. A partir de uma análise feita pela área de Pessoas e Cultura da Scania, os interessados serão encaminhados para as respectivas turmas, recebendo um voucher para efetuar a matrícula junto ao Senai.

 

Inscrições abertas para Formação de Mulheres Motoristas na FABET

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).