A Eaton é a atual referência em transmissão automatizada para veículos comerciais quando se refere ao atendimento de todos os segmentos, principalmente, para caminhões do segmento de semipesados. Segundo a Fenabrave, os caminhões deste segmento representam 29,03% dos emplacamentos do segmento, representando 13.903 unidades entregues aos clientes de janeiro a maio deste ano. A preferência por modelos com transmissão automatizada cresce ano após ano, tendo a Eaton como a maior fornecedora.

O sucesso das transmissões automatizadas em caminhões pesados animou as montadoras a investirem na tecnologia nos modelos semipesados. Há fabricantes que estimam que, até 2023, 70% dos caminhões (incluindo todos os segmentos) sairão de fábrica com essa categoria de caixa de marchas. O motivo são os já reconhecidos benefícios, como redução de consumo de combustível e de manutenção de todo o trem de força, maior facilidade para contratar e reter os melhores motoristas. Há também o aumento da segurança, pois o condutor não precisa se preocupar com as trocas marchas e pode prestar mais atenção ao trânsito. Soma-se a isso a redução redução do desgaste físico.

E a Eaton, uma das líderes mundiais nessa tecnologia, está preparada para esse futuro próximo. Conheça às quatro novidades que a marca desenvolve especificamente para o mercado brasileiro.


EA 6X06

Essa caixa automatizada de 6 velocidades é indicada para caminhões leves e micro-ônibus e deriva de versão similar manual, mas sem os sincronizadores desnecessários em uma transmissão automatizada. Isso significa um benefício a mais entre os diversos que essa categoria de tecnologia traz. Ainda não se sabe quando algum caminhão leve ou micro-ônibus sairão de fábrica com ela, devido ao seu custo maior em relação à manual e da menor margem desses segmentos para adotar equipamentos mais avançados.

Procision 7 marchas

Só dois fabricantes no mundo apresentaram transmissão automatizada de dupla embreagem para veículos comerciais. É um sistema que reduz a perda de torque e do consumo de combustível. além da melhora  e do conforto e do desempenho. Uma foi a Volvo e a outra é a Eaton. Já no Brasil, a Eaton é a primeira a apresentar essa tecnologia (a Procision) para ônibus médio, em fase de teste. Essa caixa já equipa caminhões de até 17 toneladas e ônibus escolar da Freightliner nos EUA. Resta saber qual será o primeiro fabricante de ônibus a lançá-la por aqui.

MHD Vocacional

Esta caixa UltraShift Plus MHD Vocacional com 10 velocidades. Ela recebeu reforços para atuar em caminhões semipesados 6×4 e 8×4 de uso na construção civil (betoneiras e basculantes) e em canaviais. Os reforços foram para ela ter a mesma durabilidade e resistência de uma caixa manual com as vantagens oferecidas pela automatizada.

UltraShift Plus PV

Essa transmissão automatizada de 6 marchas está em teste em uma empresa de ônibus de fretamento da região de Campinas e já recebeu aprovação dos usuários. Ela é indicada para ônibus médios de 12 a 18 toneladas de PBT. Essa caixa utiliza apenas uma embreagem, o que já garante resultados superiores na redução dos custos operacionais da frota em comparação com uma caixa manual ou uma transmissão automática convencional com conversor de torque. Em relação a uma automatizada de dupla embreagem, a vantagem seria só o menor preço.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).