A Toyota lançou o seu programa piloto em colaboração com a Coca-Cola e a Air Liquide para testar um novo caminhão pesado de longa distância movido a hidrogênio. O projeto visa demonstrar a eficiência e viabilidade desta tecnologia inovadora.
Embora não seja um caminhão 100% da própria Toyota ou da Hino, sua marca exclusiva de veículos comerciais, este modelo faz parte do projeto em conjunto com a VDL Special Vehicles. Ou seja, empresa especializada na produção de baterias elétricas e sistemas de hidrogênio para veículos rodoviários e off-road.
Dessa forma, a empresa oferece capacidade de produção para séries pequenas e médias de veículos com emissão zero ou seus componentes. Além disso, oferece suporte à Toyota em áreas como desenvolvimento de produtos e protótipos. Assim como certificação de motores com emissão zero.
Sobre o caminhão Toyota movido a célula de combustível
Os testes do novo caminhão da Toyota e da Coca-Cola vão ocorrer em Bruxelas, na Bélgica. E buscam avaliar como esse caminhão pode reduzir a pegada de carbono em operações logísticas de longa distância. Além disso, espera-se que o projeto incentive o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis para o reabastecimento de hidrogênio.
O caminhão, equipado com módulos de células de combustível Toyota, combina hidrogênio (H₂) e oxigênio (O₂) para gerar eletricidade, tendo a água como única emissão. Assim, graças à sua recarga rápida, o veículo consegue manter altos níveis de utilização. Tornando-o uma opção eficiente e ecologicamente correta para transporte de longa distância.
De acordo com a Toyota Motor Europe, a Air Liquide é produtora e distribuidora de hidrogênio renovável e de baixo carbono. Dessa forma, a empresa fornece o hidrogênio de fontes renováveis para este projeto.
A Toyota tem apoiado fortemente a descarbonização do transporte rodoviário pesado. Ou seja, uma ação que representa um quarto do transporte europeu.
Esta última colaboração ilustra mais uma vez o objetivo da Toyota de apoiar e contribuir para a neutralidade de carbono no transporte. Tanto na Europa quanto fora dela.
“Queremos aprender com essa experiência à medida que continuamos a trabalhar para reduzir a nossa pegada de carbono”, diz Eric Desbonnets, vice-presidente de operações e sustentabilidade do Paris 2024 da Coca-Cola.
A Air Liquide partilha a mesma ambição da Coca-Cola e da Toyota. Ou seja, implementar soluções concretas para enfrentar o desafio das alterações climáticas. Assim, com a crescente procura de produtos com uma pegada de transporte de baixo carbono, o hidrogênio é particularmente adequado para o transporte de longa distância. Proporcionando flexibilidade e produtividade.
Vice-Presidente de I&D da Toyota Motor Europe, Thiebault Paquet, diz que a intenção é expandir a utilização do módulo de célula de combustível Toyota para além dos automóveis. Como caminhões, embarcações, geradores estacionários, entre outros.
“O conhecimento obtido com esse conceito é um marco no nosso caminho para alcançar zero emissões de carbono no escapamento nas nossas operações logísticas até 2040.”